Resolver erro no Wireshark (Lua: Error during loading: on Wireshark)

Aprenda a resolver o erro “Lua: Error during loading: on Wireshark” no Wireshark, ferramenta útil para análise de tráfego de redes, pentesters e sniffer.

O Wireshark é uma ferramenta muito útil para quem trabalha com redes, pen-testers e quem se preocupa com o tráfego em uma rede, além de poderosa que transcende um simples sniffer.

Você pode instalar em seu sistema operacional Windows, assim como no MacOS e Linux. Uma vez que é instalado por padrão no Kali Linux, não é preciso que seja instalado em sua máquina de Pentest.

Geralmente, ao inicializar o Wireshark como “root”, é retornada uma mensagem de erro, que traduzindo para o nosso português, diz que o dotfile foi desativado devido ao fato do Wireshark estar sendo executado como superusuário, e fornece um link para a wiki oficial da ferramenta mostrando como executar a ferramenta com um usuário sem privilégios.

Veja abaixo a mensagem de erro na íntegra:

Lua: Error during loading:
[string “/usr/share/wireshark/init.lua”]:46: dofile has been disabled due to running Wireshark as superuser. See http://wiki.wireshark.org/CaptureSetup/CapturePrivileges for help in running Wireshark as an unprivileged user.

Resolver erro no Wireshark (Lua: Error during loading: on Wireshark)

Para resolver este erro (fix error) (“Lua: Error during loading: on Wireshark”), faça o seguinte procedimento:

1. Abra o terminal e digite o seguinte comando:

gedit /usr/share/wireshark/init.lua
 
ou então digite...
 
nano /usr/share/wireshark/init.lua

2. Defina o parâmetro “disable_lua” como true (aqui no meu, está na linha 29).

Resolver erro no Wireshark (Lua: Error during loading: on Wireshark)

3. Agora salve o arquivo. Se utilizou o primeiro comando (“gedit”), clique no botão “Save” no canto superior à direita, e se utilizou o segundo comando (“nano”), pressione “Ctrl + O” e a tecla “Enter” para salvar, seguido de “Ctrl + X” para sair.

4. Pode inicializar o Wireshark, agora sem erro! =)

Tem alguma dúvida ou deseja contribuir com mais alguma informação relacionada ao assunto? Não hesite em utilizar o espaço mais abaixo de comentários.

Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Rodapé do Site