Quer aprender mais sobre Computação Forense, Auditoria, Compliance, Controles Internos, Segurança da Informação, Pentest, Invasão, Criptografia, Malwares, Botnets, Engenharia Reversa, Direito Digital e outros temas pertinentes e atuais?

Por vezes, escolher um bom livro não é uma tarefa das mais fáceis. Por mais que você pesquise internet afora e faça download de materiais (artigos, podcasts, vídeos, etc), você não deve deixar de lado livros que são referências no assunto.

Por isso, aqui estão uma seleção com o que considero livros importantes e de qualidade comprovada. A ideia é manter esta relação sempre atualizada com boas indicações. Bons estudos! =)

Vá direto ao ponto – utilize o índice abaixo e veja diretamente a categoria/assunto de livro que você deseja:

Crimes Cibernéticos e Direito Digital

Direito Digital

O livro está em sua 6ª edição e aborda os efeitos da nova lei do Marco Civil da Internet. São abordados assuntos como Privacidade, Liberdade de Expressão, Comércio Eletrônico, Responsabilidade Civil na Internet, Segurança da Informação. Além disso, a obra traz assuntos novos, como os Princípios do Direito Internacional aplicados ao Direito Digital, as Bitcoins e a Moeda Digital, Arranjos de Pagamentos, Deep Web, Proteção de Dados Pessoais, a era dos Aplicativos, Direito ao Esquecimento, Diluição de Marca e Importação Paralela na Internet, dentre outros. Autora: Patrícia Peck Pinheiro.

Direito ao Esquecimento

O livro Direito ao Esquecimento trata sobre o desenvolvimento histórico dos pilares da doutrina, de sua conceituação técnica, bem como dos elementos estruturais que servem de sustentáculo a este direito. Aborda o tema, ainda, sob a perspectiva do direito norte-americano, brasileiro e europeu. Autora: Viviane Nóbrega Maldonado.

Manual de Investigação Cibernética: À luz do Marco Civil da Internet

Este livro visa auxiliar os operadores da área jurídica e da área das tecnologias da informação e comunicação a aprofundar seus conhecimentos, especificamente no que se refere à interseção entre o Direito e a Tecnologia, com foco na investigação de cibercrimes. Autores: Alesandro Gonçalves Barreto e Beatriz Silveira Brasil.

Crimes no Meio Ambiente Digital e a Sociedade da Informação

O livro apresenta uma visão sobre os crimes praticados no ambiente digital. Os assuntos são abordados de maneira didática e abrangente, como o deslocamento e as mudanças do ambiente da prática dos delitos – do território físico ao ambiente virtual –, bem como a compreensão da gravidade desses crimes e as formas de repressão, além do cyberbullying e o projeto de lei que visa combatê-lo. Esta 2ª edição está de acordo com o Marco Civil da Internet. Autor: Celso Antonio Pacheco Fiorillo.

Crimes cibernéticos: Ameaças e procedimentos de investigação

O livro traz informações úteis que visam facilitar o trabalho de investigação criminal dos órgãos policiais de todo o Brasil e auxiliar principalmente advogados e integrantes de outras carreiras a melhor compreender a matéria e atender seus clientes, já preparando o conteúdo para eventual ação penal e/ou cível correspondente. Autores: Emerson Wendt e Higor Vinicius Nogueira Jorge.

Direito e Internet

O presente opúsculo apresenta, de forma concisa, os variados assuntos atinentes á contratação eletrônica, desde sua conceituação e definição de partes contratantes até a aplicação da legislação incidente (nacional e internacional), elucidando neste ínterim, as formas de contratação e-commerce, a formação do contrato, as modalidades de adimplemento, a eficácia probatória do documento eletrônico e sua validade. Autor: Adriano Roberto Vancim.

Crimes na Internet - Interpretados Pelos Tribunais

O livro traz um repertório de jurisprudência sobre essa nova modalidade criminosa. Dentre os principais assuntos, a obra destaca - pedofilia; pornografia; responsabilidade das instituições financeiras; falsificação de documentos, fraude, desvio de dinheiro; estelionato; falsidade ideológica; Código de Defesa do Consumidor; dano moral; crime de racismo; calúnia, injuria e difamação; litigância de má fé e perícia nos computadores. Autor: Jair Lot Vieira.

Crimes na Internet e Inquérito Policial Eletrônico

Este livro apresenta os principais delitos praticados na internet contra criança e adolescente, ameaça, calúnia, difamação, injúria, furto, perturbação da tranquilidade, estelionato eletrônico e as alternativas e soluções do inquérito policial eletrônico. Autor: Mário Furlaneto Neto.

Crimes Digitais

A obra aborda os aspectos e questões polêmicas do ainda pouco explorado tema dos delitos digitais, apresentando análises da evolução tecnológica frente à criminalidade informática e da transformação social advinda da evolução digital frente ao direito penal, bem como um rico estudo comparativo com o direito estrangeiro. Autor: Marcelo Crespo.

Crime Cibernético e Prova - A Investigação Criminal em Busca da Verdade

Este livro busca contribuir com a evolução da ciência jurídica e a normatização do espaço cibernético. Utiliza-se de linguagem técnica de informática adaptada para uma fácil compreensão para o público do Direito, objetivando abrandar a infofobia que amedronta e afasta o leigo, impedindo o avanço epistemológico e dificultando a consolidação do emergente Direito Cibernético. Autor: Roberto Antônio Darós Malaquias.

Compliance, Auditoria e Controles Internos

Governança, Riscos e Compliance

O livro analisa escândalos de corrupção atuais e as principais técnicas de compliance para evitar riscos. Apresenta também os interessantes cases da Enron, OGX, Banco Panamericano e Petrobras. Autor: Marcos Assi.

Controles Internos e Cultura Organizacional

O livro traz metodologias e analisa o uso dos principais instrumentos para melhores técnicas e práticas de controles internos e possíveis indicadores para a prevenção de erros, fraude e lavagem de dinheiro. Autor: Marcos Assi.

Gestão de Compliance e Seus Desafios

O livro apresenta as melhores técnicas e práticas para a gestão de compliance garantindo os controles do patrimônio da empresa, o cumprimento das metas dos acionistas e o retorno dos investimentos. Autor: Marcos Assi.

Gestão de Riscos com Controles Internos

A obra mostra como algumas aplicações de controles internos passam a ser mais efetivas, quando se conhecem os riscos envolvidos na gestão de negócios e no mapeamento destes riscos. Autor: Marcos Assi.

Forense Computacional

Tratado de Computação Forense

Este livro reúne os mais relevantes temas para a eficiente coleta de provas compreendendo desde o detalhamento sobre a coleta de evidências digitais, o rastreamento de manipulação de informações e de imagens na rede e, principalmente, o universo virtual "escondido" onde ocorre a maior parte dos crimes cibernéticos – venda de armas, drogas, pedofilia, entre outros. Autores: vários autores.

Desvendando a Computação Forense

Neste livro, são ensinados conceitos, procedimentos e técnicas fundamentais da Computação Forense. Utilizando uma linguagem simples e objetiva, os autores definem e detalham os tipos de exames periciais mais comuns em informática, incluindo exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas e dicas práticas. Autores: Pedro Monteiro da Silva Eleutério e Marcio Pereira Machado.

Perícias em Áudios e Imagens Forenses

Nesta obra o autor apresenta, de um lado, aspectos científicos, tecnológicos, técnicos, periciais e jurídicos em provas de crimes que utilizam recursos de áudios e imagens; de outro, promove a interação entre os profissionais de diferentes áreas – investigação policial, perícia criminal, acusação, defesa e julgamento. Autor: Joel Ribeiro Fernandes.

Perícia Digital - Da Investigação à Análise Forense

O livro apresenta aborda a investigação digital abrangendo conceitos e técnicas para rastreamento e identificação do criminoso, além da perícia digital, oferecendo conceitos e procedimentos adequados para análise forense em equipamentos. É fonte de consulta a peritos criminais, judiciais, assistentes técnicos que atuam na área de TI e também, a advogados, promotores, magistrados, jornalistas, professores e estudiosos. Autor: Evandro Della Vecchia.

Introdução à Análise Forense em Redes de Computadores

Este livro apresenta conceitos e ferramentas sugeridos para a prática de atividades de computação forense em redes de computadores, a partir da experiência de seu autor em atividades de ensino e pesquisa, eventos da área, suporte pericial e atuação nos mais diversos cenários envolvendo o tema. Autor: Ricardo Kléber M. Galvão.

Perícia Forense Computacional - Teoria e Prática Aplicada

Dan Farmer e Wietse Venema apresentam a teoria e a prática de uma abordagem que permite recuperar evidências consideradas perdidas para sempre. São abordados desde sistemas de arquivos e hacks de memória, kernel à malwares, desmistificando vários mitos da investigação forense aplicada à informática que frequentemente prejudicam o sucesso. Autor: Dan Farmer.

Segurança da Informação

Testes de Invasão - Uma Introdução Prática ao Hacking

O livro apresenta uma série de ataques que se possa efetuar contra um alvo: exploração de vulnerabilidades de rede; sistemas de gerenciamento de senhas; atacando navegadores, leitores de PDF, Java e outros softwares cliente; engenharia social, ignorando software antivírus, dentre outros assuntos. Autora: Georgia Weidman

Guerra Cibernética: A próxima ameaça à segurança e o que fazer a respeito

Este é um livro sobre tecnologia, governo e estratégia militar; sobre criminosos, espiões, soldados, e hackers. É o primeiro livro sobre a guerra do futuro – ciberguerra – contendo um argumento convincente de que já podemos estar perdendo esta. Autores: Richard A. Clarke e Robert K. Knake.

Black Hat Python - Programação Python para hackers e pentesters

O livro apresenta o lado mais obscuro dos recursos do Python: criação de sniffers de rede, manipulação de pacotes, infecção de máquinas virtuais, criação de cavalos de troia discretos e muito mais. Quando se trata de segurança ofensiva, sua habilidade para criar ferramentas eficazes de forma imediata será indispensável. Autor: Justin Seitz.

Contagem Regressiva até Zero Day

O livro trata do surgimento da primeira arma digital do mundo, o Stuxnet, desde suas origens nos corredores da Casa Branca até a execução do ataque a uma usina atômica no Irã. Autor: Kim Zetter.

Chefão: Como um Hacker Se Apoderou do Submundo Bilionário do Crime Cibernético

O livro conta a história do hacker americano Max Butler, do surgimento dos primeiros fóruns para o comércio de números de cartões de créditos roubados, da operação em conjunto com hackers do leste europeu e das operações contra o Cibercrime do FBI. Autor: Kevin Poulsen.

Trilhas em Segurança da Informação: caminhos e ideias para a proteção de dados

O livro é uma coleção, espécie de antologia, de artigos de segurança da informação agregados a fim de se prover uma visão geral dos diversos temas tratados pela segurança da informação. Autores: Carlos Cabral e Willian Okuhara Caprino.

Practical Malware Analysis

Um dos livros mais confiáveis para análise de malware e engenharia reversa. Abrange análise estática, como configurar um ambiente seguro para análise de malware, usando depuradores e disassemblers, descompactar um malware analisando um shellcode, etc. Autores: Michael Sikorski e Andrew Honig.

Malware, Rootkits & Botnets A Beginner's Guide

Guia para iniciantes de malware, rootkits e botnets, etc. Descreve todo o ciclo de vida da ameaça, explicando como os cibercriminosos criam, implementam e gerenciam o malware, rootkits e botnets. Ensina técnicas para identificar e mitigar ataques maliciosos. Autor: Christopher C. Elisan.

Metasploit: The Penetration Tester's Guide

O melhor guia sobre o Metasploit. Depois de construir seus recursos para testes de penetração, você aprenderá as convenções, interfaces e sistema de módulos do Framework enquanto inicia ataques simulados. Você avançará para técnicas avançadas de testes de penetração, incluindo reconhecimento e enumeração de rede, ataques do lado do cliente, ataques sem fio e ataques de engenharia social. Autores: David Kennedy, Jim O'Gorman e Devon Kearns.

The Web Application Hacker's Handbook

Este livro é um dos guias mais práticos para encontrar vulnerabilidades em aplicações web e uma compra obrigatória para analistas de segurança em aplicativos web e caçadores de bugs. Discute novos frameworks remotos, HTML5, técnicas de integração entre domínios, UI redress, framebusting, poluição de parâmetros HTTP, ataques de arquivos híbridos e muito mais. Autores: Dafydd Stuttard e Marcus Pinto.

Nmap Network Scanning: The Official Nmap Project Guide to Network Discovery and Security Scanning

Este livro descreve como usar o Nmap e como ele funciona, abrangendo firewalls e sistemas de detecção de intrusão, além de técnicas para otimizar o desempenho do Nmap e automatizar tarefas comuns de redes. Autores: Gordon Lyon e Fyodor.

Violent Python

O livro ensina a criar seus próprios scripts em Python para automação em testes de invasão e computação forense. Demonstra como escrever scripts Python para automatizar ataques de rede em grande escala, extrair metadados, investigar artefatos forenses, escrever código para interceptar e analisar o tráfego de rede, data-mine de sites populares de mídias sociais, evadir antivírus modernos, etc. Autor: TJ O'Connor.

Cryptography Engineering: Design Principles and Practical Applications

Este livro se concentra em construir um sistema seguro ao invés de apenas criar um protocolo de criptografia. Exemplos úteis e exercícios práticos aprimoram sua compreensão do campo multifacetado da criptografia. Autores: Niels Ferguson, Bruce Schneier e Tadayoshi Kohno.

Mais Livros?

Tem mais sugestões de livros interessantes sobre os temas? Fale comigo.

.

NOTA:

Comprando pelos links desta página (que apontam para a Amazon Brasil), o preço não muda e o site ganha uma pequena comissão sobre a venda do livro.

Rodapé do Site