Novo golpe de phishing usando o nome da LATAM

Está circulando nas redes sociais, Whatsapp, e-mail e demais mídias um golpe usando o nome da LATAM, em que, supostamente, está oferecendo passagens grátis pela Internet em comemoração ao aniversário da companhia aérea.

Mas isso é verdade ou é um golpe?

Pois bem, isto é falso e trata-se de um golpe por meio de phishing. Para quem não conhece o termo, phishing é um tipo de golpe por meio do qual um golpista tenta obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

Esse golpe da promoção da LATAM que está circulando é um pouco diferente dos famigerados que vemos por aí. Este explora um detalhe: ao invés de usarem o “m” no domínio, estão usando um caractere de outro idioma, o “ɱ”. Por isso, à primeira vista (lendo a URL completa), esse caractere pode não ser percebido, principalmente quando o endereço é expresso como um hyperlink sublinhado.

A seguir, a mensagem que está sendo divulgada Internet afora:

latam-01
Figura 1: Mensagem do golpe por meio de phishing recebida no Whatsapp

Ao acessar o link, a seguinte tela é exibida:

latam-02
Figura 2: Tela exibida ao acessar o site fraudulento

O link envia você a um site clonado da empresa. Ao entrar na página, você responde a três perguntas, compartilha a mensagem com 10 amigos (este é o segredo para a mensagem se espalhar) e depois seu telefone trava.

Repassem aos contatos para que não caiam neste golpe. Não se esqueçam do mantra: There is no free lunch, ou seja, não existe almoço grátis!

Hoje mesmo havia lido uma publicação realizada pelo Marcus Fontenelle no LinkedIn alertando e, por coincidência, horas mais tarde ouvi o relato de um amigo que sofreu este golpe. Por isso, fiquem atentos hein!


Imagem destacada deste post: Site oficial da LATAM > Privacidade e Segurança > Phishing

2 comentários On Novo golpe de phishing usando o nome da LATAM

Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Rodapé do Site