5 livros de Auditoria imperdíveis (parte 1)

As auditorias recebem várias designações: quanto aos seus objetivos, à qualidade de quem as executa, a realidade sobre que incidem, a entidade a quem são reportados os resultados, as normas profissionais que são utilizadas etc.

O auditor deve ser visto como um parceiro de negócio, capaz de se comunicar com as áreas de negócio e contribuir de forma efetiva e construtiva para o sucesso do sistema de governança, risco e controle da empresa.

Sabemos que o excesso de informações ao nosso redor pode dificultar o acesso a bons conteúdos. Por isso, trago nesta lista 5 livros de auditoria que considero fundamentais se você tem interesse por esse tema. Obviamente, não se trata de uma relação exaustiva, ainda vou trazer mais publicações com mais dicas de livros.

Vale frisar também que a ordem não significa que este ou aquele é melhor ou pior, é apenas uma ordem aleatória.

1) Curso de Auditoria: Introdução à Auditoria de Acordo com as Normas Internacionais e Melhores Práticas

Livro Curso de Auditoria: Introdução à Auditoria de Acordo com as Normas Internacionais e Melhores Práticas

O livro aborda os principais aspectos normativos e das melhores práticas em auditoria. Trata dos objetivos, atributos e atividades da auditoria interna e externa, destacando as diferenças de abordagem entre elas e esclarecendo sobre o posicionamento e a utilidade do trabalho dos auditores para as organizações.

Além disso, também proporciona o entendimento das normas por meio de comentários e exemplos práticos visando uma atuação baseada na ética profissional e na eficiência da atividade de auditoria em agregar valor para as organizações.

Autor: José Luíz Gonçalves Maffei

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

 

2) Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte

Livro Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte

Com mais de 35 anos de experiência em renomadas empresas como Deloitte, PwC e IBRU, o autor traz neste livro toda a sua bagagem aplicada em metodologias objetivas, didáticas e práticas que ajudam a entender o que há de mais moderno na auditoria e como a sua prática oferece ampla sustentação para os negócios das organizações que estão sempre em busca da melhor maneira de gerenciar suas finanças e recursos que mantenham sua vantagem competitiva.

O livro é atualizado de acordo com o Novo Relatório dos Auditores Independentes, este livro conta ainda com checklists, templates, além de casos, exemplos e exercícios que auxiliam na fixação do conteúdo

Aplicação livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de Ciências Contábeis e de Ciências Atuariais. Leitura recomendada para cursos de atualização e aprimoramento destinados a auditores, contadores, controladores, analistas financeiros e outros profissionais da área.

Autor: Joshua Imoniana

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

 

3) Auditoria – Tradução da 7ª edição Norte Americana

Livro Auditoria – Tradução da 7ª edição Norte Americana

O ambiente de auditoria muda constantemente e os auditores continuam enfrentando um padrão elevado de responsabilidade perante o público. O Conselho de Supervisão Contábil de Companhias Abertas (PCAOB) e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos vêm se tornando atores importantes na regulamentação da profissão, e o papel de organismos produtores de padrões internacionais de contabilidade e auditoria continua ganhando em importância.

Pensando em preparar bem os alunos para lidar com esse ambiente e suas exigências, a 7ª edição de Auditoria apresenta abordagem ampla e contempla os principais tópicos da auditoria, destacando-se: ênfase significativa em processos de julgamento profissional e tomada de decisões; exemplos que ilustram conceitos relevantes dos temas abordados no contexto de empresas reais; tratamento das mudanças ocorridas no ambiente regulatório; mudanças após a implantação recente da lei Sarbanes-Oxley (SOX); arcabouço e demonstração de uma auditoria na governança corporativa e no atendimento de interesses dos investidores.

Um software de análise de dados (em inglês) é disponibilizado nesta obra, em CD, para auxiliar o leitor na aplicabilidade dos temas aqui estudados.

Esta obra é uma verdadeira bíblia, indispensável aos interessados em auditoria e temas intrínsecos.

Autores: Audrey Gramling, Larry Rittenberg, Karla Johnstone

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

 

4) Auditoria – Abordagem Moderna e Completa

Livro Auditoria – Abordagem Moderna e Completa

Escrita em linguagem didática e objetiva, esta obra aborda a metodologia e a prática principalmente em auditoria das demonstrações financeiras. Está voltada para a realidade brasileira, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações. Também aborda do novo relatório dos auditores independentes.

Livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Leitura recomendada para os cursos de atualização e aprimoramento destinados a auditores, contadores, controladores, analistas financeiros e outros profissionais da área.

Autor: Marcelo Cavalcanti Almeida

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

 

5) Auditoria – Conceitos e Aplicações

Livro Auditoria - Conceitos e Aplicações

Este livro tem como objetivo fornecer visão técnica e prática da Auditoria Contábil. A parte teórica e conceitual limita-se à cobertura dos principais conhecimentos indispensáveis para a execução dos trabalhos de auditoria. Já a parte operacional é minuciosamente exposta e abrange as principais áreas das demonstrações contábeis e os cuidados que devem ser observados na auditoria de cada uma delas.

A partir do momento em que a obra expõe procedimentos práticos, é desenvolvido um exemplo completo, com peças inter consistentes, de um trabalho de auditoria. O exemplo cobre desde o desenho dos papéis de trabalho, todas as informações que neles são expostas, até a emissão do relatório final de auditoria.

O subtítulo desta obra (Conceitos e aplicações) corresponde rigorosamente ao seu conteúdo, que, em síntese, abrange: Princípios e práticas usuais de contabilidade e de auditoria, normas usuais de auditoria consoantes ao determinado pelo CFC, parecer de auditoria, controle interno, sua análise e formas de avaliá-lo, papéis de trabalho e procedimentos de auditoria, normas para auditoria dos principais grupos de contas das demonstrações contábeis, encerramento do trabalho, de todos os papéis de trabalho e a forma como resolver os assuntos encontrados no decorrer de sua realização.

Autor: William Attie

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

 

Quer ver mais livros de Auditoria, Riscos, Controles e Compliance?

Confira aqui em nosso site uma relação contendo quase 50 livros em português sobre gestão de riscos, auditoria, compliance e controles internos.

.

Imagem deste post: Freepik | ikaika

* Transparência: comprando pelos links acima (os que apontam para Amazon e Hotmart), o preço não muda para o consumidor e este site ganha uma pequena comissão sobre a venda.

.

Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rodapé do Site