Lista de Livros sobre Auditoria, Riscos, Controles Internos e Compliance

Lista de Livros de Auditoria, Controles Internos, Gestão de Riscos e Compliance
Foto: Livraria (crédito: LubosHouska, via pixabay)

Quer aprender mais sobre Controles Internos, Gestão de Riscos, Compliance, Auditoria de TI, Auditoria de Sistemas, Auditoria Interna, Governança Corporativa e outros temas pertinentes e atuais?

Por vezes, escolher um bom livro não é uma tarefa das mais fáceis. Por mais que você pesquise internet afora e faça download de materiais (artigos, podcasts, pdf, vídeos, etc), você não deve deixar de lado livros que são referências no assunto e que irão agregar conhecimento.

Dessa forma, fiz esta curadoria de livros sobre Auditoria, Riscos, Controles Internos e Compliance que tenho em minha estante e/ou Kindle. Até o momento, são 48 livros. Não é esperado que esta seja uma lista exaustiva, a ideia é mantê-la sempre atualizada com boas indicações.

No caso dos ebooks, uma dica importante é que a Amazon permite a leitura online através do navegador ou instalando o app Kindle no Android ou iOS, ou seja, mesmo se você não tiver um Kindle, poderá adquirir os e-books.

Caso conheça outras obras, fale comigo pelo formulário de contato ou nos comentários desta postagem. Lembrando que reservo-me o direito de avaliar a sugestão, podendo ou não inseri-la nesta lista.

Obs: a sequência abaixo dos livros não segue qualquer regra, preferência ou gosto.

1) Mapeamento de Controles Internos SOX – Práticas de Controles Internos sobre as Demonstrações Financeiras

Livro Mapeamento de Controles Internos SOX – Práticas de Controles Internos sobre as Demonstrações Financeiras

Inúmeras organizações privadas, públicas e do terceiro setor veem-se envolvidas em fraudes, escândalos contábeis, desvios de conduta etc. Além disso, falhas em processos, desperdícios e perdas também minam patrimônios em detrimento de stakeholders.

Este livro faz uma trajetória metodológica para que falhas sejam evitadas e também aponta estratégias corretivas para que eventuais intercorrências nos processos de gestão sejam eliminados definitivamente.

Mapeamento de controles internos SOX é um livro imprescindível para ter sucesso na implantação de controles internos, garantindo sua plena manutenção e mantendo uma estruturação adequada para a certificação SOX.

Autor: Frank Pizo

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

2) Curso de Auditoria: Introdução à Auditoria de Acordo com as Normas Internacionais e Melhores Práticas

Livro Curso de Auditoria: Introdução à Auditoria de Acordo com as Normas Internacionais e Melhores Práticas

O livro aborda os principais aspectos normativos e das melhores práticas em auditoria. Trata dos objetivos, atributos e atividades da auditoria interna e externa, destacando as diferenças de abordagem entre elas e esclarecendo sobre o posicionamento e a utilidade do trabalho dos auditores para as organizações. Além disso, também proporciona o entendimento das normas por meio de comentários e exemplos práticos visando uma atuação baseada na ética profissional e na eficiência da atividade de auditoria em agregar valor para as organizações.

Autor: José Luíz Gonçalves Maffei

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

3) Análise de Riscos

Livro Análise de Riscos

Com abordagem clara e o uso de linguagem didática voltada para a mensuração do risco, esta obra fornece informações atualizadas sobre como entender e analisar o Value at Risk de diferentes produtos do mercado. Por meio da utilização de aplicações práticas do mercado brasileiro, o livro contempla o estabelecimento de limites de posição em investimentos para análise dos riscos assumidos e a avaliação do retorno ajustado ao risco.

Esta 2ª edição revisada e atualizada traz novos exercícios e aplicações que são apresentados ao longo de cada capítulo. As outras novidades ficam por conta do estudo prático do uso da estatística na análise de riscos de maneira simplificada, além de um capítulo dedicado aos riscos de bancos, no qual o autor tem foco especial para as instituições bancárias, demonstrando, por intermédio de exemplos, o impacto dos riscos nessas instituições.

Obra recomendada para profissionais do mercado financeiro, de capitais, riscos em projetos de investimentos, riscos de crédito e risco operacional. Leitura complementar para as disciplinas Análise de Riscos, Gerenciamento de Riscos, Administração Financeira, Mercado de Capitais, Finanças e Derivativos dos cursos de graduação, pós-graduação e MBA em Contabilidade, Economia e Administração.

Autor: Fabiano Guasti Lima

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

4) Auditoria – Tradução da 7ª edição Norte Americana

Livro Auditoria – Tradução da 7ª edição Norte Americana

O ambiente de auditoria muda constantemente e os auditores continuam enfrentando um padrão elevado de responsabilidade perante o público. O Conselho de Supervisão Contábil de Companhias Abertas (PCAOB) e a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos vêm se tornando atores importantes na regulamentação da profissão, e o papel de organismos produtores de padrões internacionais de contabilidade e auditoria continua ganhando em importância.

Pensando em preparar bem os alunos para lidar com esse ambiente e suas exigências, a 7ª edição de Auditoria apresenta abordagem ampla e contempla os principais tópicos da auditoria, destacando-se: ênfase significativa em processos de julgamento profissional e tomada de decisões; exemplos que ilustram conceitos relevantes dos temas abordados no contexto de empresas reais; tratamento das mudanças ocorridas no ambiente regulatório; mudanças após a implantação recente da lei Sarbanes-Oxley (SOX); arcabouço e demonstração de uma auditoria na governança corporativa e no atendimento de interesses dos investidores.

Um software de análise de dados (em inglês) é disponibilizado nesta obra, em CD, para auxiliar o leitor na aplicabilidade dos temas aqui estudados.

Autores: Audrey Gramling, Larry Rittenberg, Karla Johnstone

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

5) Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte

Livro Auditoria – Planejamento, Execução e Reporte

Com mais de 35 anos de experiência em renomadas empresas como Deloitte, PwC e IBRU, o autor traz neste livro toda a sua bagagem aplicada em metodologias objetivas, didáticas e práticas que ajudam a entender o que há de mais moderno na auditoria e como a sua prática oferece ampla sustentação para os negócios das organizações que estão sempre em busca da melhor maneira de gerenciar suas finanças e recursos que mantenham sua vantagem competitiva. Atualizado de acordo com o Novo Relatório dos Auditores Independentes, este livro conta ainda com checklists, templates, além de casos, exemplos e exercícios que auxiliam na fixação do conteúdo

Aplicação Livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de Ciências Contábeis e de Ciências Atuariais. Leitura recomendada para cursos de atualização e aprimoramento destinados a auditores, contadores, controladores, analistas financeiros e outros profissionais da área.

Autor: Joshua Imoniana

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

6) Manuais de Controle nas Empresas: Padronização dos Processos e Procedimentos Organizacionais – Conceitos e Aplicação do Compliance de Processos

Livro Manuais de Controle nas Empresas

A padronização dos processos organizacionais de uma empresa é uma ferramenta que auxilia na visão de processo para o fluxo de atividades da empresa. A visão de processo implica entender que as áreas não são partes independentes do processo. Na verdade, elas participam da definição de seu produto final e compreendem a importância de sua participação, assim como a de todas as demais áreas envolvidas no processo. O desconhecimento da importância atribuída à participação de cada área envolvida e a inexistência de uma gerência coletiva da obtenção dos resultados finais previstos são as principais causas para inevitável ocorrência de retrabalho e operações ineficazes, quando as empresas não disseminam, junto às suas áreas, uma visão de processo.

Nesta visão, o compliance dos processos organizacionais, através da construção de um Manual de Controles Internos, é o guia que ajuda a manter este conceito e alcançar a eficácia do produto final de cada processo. Esse documento apresenta os objetivos, políticas, procedimentos, documentos, sistemas eletrônicos e demais anexos necessários a este atendimento. A finalidade de se criar um manual para os procedimentos adotados nos processos operacionais, administrativos e financeiros de uma empresa é facilitar a utilização dos documentos, formulários e anexos inerentes aos processos envolvidos.

Autor: Sergio Vidal dos Santos Dias

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

7) Auditoria de Processos Organizacionais: Teoria, Finalidade, Metodologia e Resultados: Teoria, Finalidade, Metodologia de Trabalho e Resultados Esperados

Livro Auditoria de Processos Organizacionais

Os serviços do auditor, na avaliação dos controles internos, vêm sendo considerados por muitos como uma forma de fiscalizar o trabalho feito, meramente com o intuito de procurar erros e identificar problemas e seus culpados. Nos dias atuais, fica cada vez mais caracterizado que os controles necessitam atuar com uma finalidade preventiva. Não adianta somente identificar e corrigir um problema, após a sua ocorrência. O que os controles precisam proporcionar é segurança quanto à inexistência de novos desvios nos processos.

A auditoria de processos organizacionais tem como finalidade conhecer os objetivos dos processos e os controles adotados, com o intuito de garantir sua eficácia e avaliar as consequências inerentes. Trata-se de uma avaliação dos controles adotados em relação ao objetivo do processo e aos riscos envolvidos.

O enfoque de uma auditoria de processos está calcado na parceria junto ao auditado. Esta filosofia independe do tamanho da empresa ou entidade que será auditada. Qualquer empresa que vise melhorar e manter eficazes seus controles e procedimentos internos é uma potencial usuária da Auditoria de Processos Organizacionais.

Autor: Sérgio Vidal Dos Santos Dias

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

8) Gestão de Riscos no Mercado Financeiro: Uma Abordagem Prática e Contemporânea para as Empresas

Livro Gestão de Riscos no Mercado Financeiro: Uma Abordagem Prática

As grandes crises financeiras das últimas décadas colocaram à prova os sistemas de medição e controle de riscos de diversas empresas e instituições financeiras, tornando fundamental o entendimento sobre como lidar com a gestão de risco. Este livro aborda o risco em diferentes perspectivas, trazendo sempre metodologias e ferramentas para auxiliar os gestores, tanto da área corporativa quanto do mercado financeiro, a tomar decisões mais eficazes a fim de obter benefícios para as empresas e para a economia nacional.

Entre os temas propostos, esta obra discute as crises financeiras e seus impactos no Brasil e no mundo, define os principais tipos de risco (bem como a diferença entre risco e incerteza), fala sobre o risco de mercado e propõe ferramentas para lidar com ele, trabalha as questões relacionadas ao crédito e suas metodologias de cálculo e traz um debate sobre os riscos operacionais (sua estrutura e gerenciamento), além de tratar do compliance e do risco reputacional, temas tão relevantes para a saúde da economia e dos cidadãos.

Trata-se de leitura essencial para quem quer administrar de forma consciente os riscos financeiros e ter uma visão ampliada da economia nos cenários nacional e internacional.

Organizadores: Virgínia Izabel de Oliveira, Juliano Lima Pinheiro

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

9) Auditoria de Sistemas de Informação

Livro Auditoria de Sistemas de Informação

Auditoria da tecnologia da informação reúne um conjunto de conhecimentos e práticas empresariais em constante mutação, exigindo dos profissionais das áreas organizacionais contínua atualização. Este livro, com conteúdo renovado e com exemplos da aplicabilidade e utilidade das ferramentas para exercício em auditoria em informática, expõe as percepções da auditoria de sistemas de informação, atendendo a necessidades acadêmicas e empresariais para melhor gestão dos negócios informatizados. A experiência do autor comprovada em mais de 20 anos de trabalho em auditoria empresarial, tanto como profissional, como no magistério, está retratada nos vários exemplos práticos (da realidade vivida) que permeiam as páginas deste livro.

Entre as características especiais da obra, cita-se o modo articulado como apresenta os capítulos, que, sinteticamente, estão assim organizados: Padrões e código de ética; Desenvolvimento de equipe; Ferramentas e técnicas; Avaliação de software de auditoria de sistemas; Auditoria de redes de computadores; Emissão de relatórios.

Livro-texto para as disciplinas Auditoria de Sistemas, Auditoria de Computadores, Auditoria da Qualidade de Informações, Controladoria de Gestão e Sistemas de Informações Contábeis, dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Obra de relevante interesse para profissionais envolvidos em auditoria interna e externa e também de gestão empresarial, como consultor de segurança de informações, auditor de sistemas, auditor geral, controller, administrador, analista de sistemas e auditor contábil.

Autor: Joshua Onome Imoniana

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

10) Auditoria – Abordagem Moderna e Completa

Livro Auditoria – Abordagem Moderna e Completa

Escrita em linguagem didática e objetiva, esta obra aborda a metodologia e a prática principalmente em auditoria das demonstrações financeiras. Está voltada para a realidade brasileira, de acordo com a Lei das Sociedades por Ações. Também aborda do novo relatório dos auditores independentes.

Livro-texto para a disciplina Auditoria dos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas. Leitura recomendada para os cursos de atualização e aprimoramento destinados a auditores, contadores, controladores, analistas financeiros e outros profissionais da área.

Autor: Marcelo Cavalcanti Almeida

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

11) Controles Internos – Uma Visão Prática

Livro Controles Internos - Uma Visão Prática

O livro Controles Internos – Uma Visão Prática é uma excelente ferramenta para se ter à mão na hora de colocar em ação os planejamentos empresariais, evitando e corrigindo eros, protegendo os ativos, sem perder de vista os dados contábeis, tão necessários para a saúde organizacional.

A autora faz um raio-X da estrutura fundamental de empresas para extrair as melhores práticas corporativas, de maneira a alcançar os objetivos, com a diminuição dos riscos envolvidos.

A segunda edição dessa obra foi um avanço em relação à primeira, pois não só volta a ficar disponível para a venda como recebe incrementos a partir das contribuições dos leitores.

Autora: Fabiana Copello

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

12) Auditoria do Negócio com TI: Gestão e Operação

Livro Auditoria do Negócio com TI: Gestão e Operação

A gestão do negócio é o ambiente de atuação da função administrativa de auditoria e tem como principal finalidade a tomada de decisão na perspectiva da mudança do processo ou produto para continuidade organizacional. A auditoria da gestão exerce a revisão do processo da estratégia, da tática e da operação organizacional, junto à logística e à controladoria. Ocorre tanto em entidades privadas quanto públicas, com foco no cenário atual e futuro. Após esta etapa, são gerados dois tipos de recomendação: recomendações-benefício elaboradas a partir da perspectiva do usuário, cliente ou consumidor do produto ou serviço e recomendações-custo, que visam minimizar o uso e o consumo dos recursos ou atividades dos processos de negócio organizacional. Quando a auditoria ocorre em todos os ambientes e tecnologias organizacionais, serve como um aprendizado constante e permite que o auditor seja um termômetro das práticas e resultados vivenciados pela empresa.

A presente obra trata dos assuntos: auditoria da gestão, processo e produto, técnicas e procedimentos de auditoria, controle interno, auditoria operacional e de sistemas, métodos, técnicas e aplicações de auditoria operacional e de sistemas e auditoria do ambiente de tecnologia da informação.

Autores: Antonio de Loureiro Gil, Carlos Hideo Arima

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

13) Auditoria – Conceitos e Aplicações

Livro Auditoria - Conceitos e Aplicações

Este livro tem como objetivo fornecer visão técnica e prática da Auditoria Contábil. A parte teórica e conceitual limita-se à cobertura dos principais conhecimentos indispensáveis para a execução dos trabalhos de auditoria. Já a parte operacional é minuciosamente exposta e abrange as principais áreas das demonstrações contábeis e os cuidados que devem ser observados na auditoria de cada uma delas. A partir do momento em que a obra expõe procedimentos práticos, é desenvolvido um exemplo completo, com peças inter consistentes, de um trabalho de auditoria. O exemplo cobre desde o desenho dos papéis de trabalho, todas as informações que neles são expostas, até a emissão do relatório final de auditoria.

O subtítulo desta obra (Conceitos e aplicações) corresponde rigorosamente ao seu conteúdo, que, em síntese, abrange: Princípios e práticas usuais de contabilidade e de auditoria, normas usuais de auditoria consoantes ao determinado pelo CFC, parecer de auditoria, controle interno, sua análise e formas de avaliá-lo, papéis de trabalho e procedimentos de auditoria, normas para auditoria dos principais grupos de contas das demonstrações contábeis, encerramento do trabalho, de todos os papéis de trabalho e a forma como resolver os assuntos encontrados no decorrer de sua realização.

Autor: William Attie

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

14) O Risco Operacional Bancário e a Relação entre Crédito e Crescimento Econômico

Livro O Risco Operacional Bancário e a Relação entre Crédito e Crescimento Econômico

Em meio às discussões sobre o novo modelo padronizado de requerimento de capital regulatório para risco operacional bancário e a possível extinção dos modelos internos, este livro traz uma revisão desse panorama, com uma análise dos efeitos da assimetria de informação (forte característica do risco operacional) nas interações entre o regulador e o banco quanto à adoção de modelos internos no formato atual. Para isso, é utilizado um arcabouço teórico sobre programação dinâmica e teoria dos jogos, de forma a modelar o comportamento dos bancos e do regulador em relação à adoção do modelo interno de risco operacional para efeito de capital regulatório, de modo a tentar explicar o porquê de, mesmo após mais de uma década de seu surgimento, esse modelo ainda não ter conseguido obter uma adesão relevante no cenário bancário nacional e internacional.

Além disso, como o requerimento inadequado de capital interfere na intermediação financeira, podendo gerar impactos para a concessão de crédito, este livro também analisa a relação entre a concessão de crédito e o crescimento econômico, utilizando a teoria sobre finance growth nexus e um modelo empírico aplicado aos municípios brasileiros, de forma a verificar se, no Brasil, o crédito gera crescimento, e em que proporção.

Autor: Angelo Miguel De Barros

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

15) Auditoria: Avaliação de Riscos (Série Universitária do Senac São Paulo)

Livro Auditoria: Avaliação de Riscos (Série Universitária do Senac São Paulo)

A auditoria voltada a riscos vem sendo cada vez mais adotada pelas organizações. O livro traça um panorama sobre as normas que regem os profissionais de auditoria e detalha as regras específicas para a avaliação de riscos.

Entre os temas abordados, estão o conceito de risco e de controles internos e os principais recursos para mapeamento e avaliação, como a metodologia COSO.

O livro trata ainda dos procedimentos para o planejamento, a elaboração e o reporte final dos testes de auditoria. O objetivo é proporcionar uma visão moderna da auditoria e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de auditores.

Autora: Alessandra Bernini

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

16) Auditoria: Respostas aos Riscos (Série Universitária do Senac São Paulo)

Livro Auditoria: Respostas aos Riscos (Série Universitária do Senac São Paulo)

O livro Auditoria: Respostas aos Riscos apresenta as ferramentas utilizadas em auditoria para melhor responder aos riscos enfrentados pelo auditor na realização de seus trabalhos. O foco principal é entender o ambiente de controles de uma empresa, bem como aplicar diferentes formatos de testes como método de identificação e avaliação dos riscos inerentes aos seus processos.

Desta forma, o livro espera desenvolver a capacidade crítica e analítica do leitor, trazendo situações práticas do dia a dia que auxiliam na compreensão da importância do papel do auditor na manutenção de um nível esperado de compliance empresarial.

Autor: Reginaldo Jesus Pereira de Filho

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

17) Risco e Compliance (Série Universitária do Senac São Paulo)

Livro Risco e Compliance (Série Universitária do Senac São Paulo)

O livro Risco e Compliance apresenta as fontes e mensura os riscos para aplicação de métodos de gestão integrada de risco no setor de seguros e previdência. Entre os temas abordados, estão a estrutura de governança corporativa e os processos de controles internos das seguradoras e entidades de previdência complementar aberta e fechada, estudadas à luz das normas reguladoras da Susep e da Previc.

O livro trata ainda da auditoria baseada em riscos e do gerenciamento de crises para continuidade dos negócios. O objetivo é proporcionar ao leitor uma abordagem holística e integrada dos aspectos de governança, riscos e compliance (GRC), promovendo a cultura de integridade e destacando a importância da atuação ética.

Autora: Daniela Paschoal Neves

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

18) Auditoria e Controle de Acesso (Série Universitária do Senac São Paulo)

Livro Auditoria e Controle de Acesso (Série Universitária do Senac São Paulo)

Este livro trata dos conceitos envolvidos no controle de acesso, desde os relacionados a questões técnicas até os relacionados a processos.

Aborda processos e ferramentas de auditoria, acesso lógico, auditoria de redes de computadores, de sistemas operacionais e de aplicativos, apresentando também ferramentas de segurança, como firewalls, proxies, IDS e filtros de conteúdo, e o tema gerenciamento de risco e continuidade de negócios. O objetivo é apresentar uma visão geral dos aspectos mais importantes da auditoria e do controle de acesso.

Autor: Emerson Beneton

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

19) Auditoria de TI – O Guia de Sobrevivência

Livro Auditoria de TI - O Guia de Sobrevivência

Por meio de uma abordagem que combina apresentação de teoria e critérios normativos e jurisprudenciais com a experiência prática do autor em fiscalizações realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o livro Auditoria de TI: O Guia de Sobrevivência procura adotar linguagem direta e acessível a profissionais de qualquer área de formação que, de alguma forma, precisem atuar com controle e governança em TI.

Seu principal objetivo e proporcionar orientação a auditores na realização de fiscalizações na área de tecnologia da informação (TI), bem como prover informações a gestores responsáveis por controles e pela conformidade de processos em TI. O livro aborda os seguintes tópicos, entre outros: processo de auditoria; legislação e jurisprudência; governança e gestão de TI; contratações de TI; segurança da informação; sistemas de informação; análise de dados; transparência e dados abertos.

Autor: Márcio Rodrigo Braz

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

20) Governança, Riscos e Compliance – Mudando a Conduta nos Negócios

Livro Governança, Riscos e Compliance – Mudando a Conduta nos Negócios

O livro Governança, Riscos e Compliance – Mudando a Conduta nos Negócios analisa as práticas de governança corporativa, gestão de riscos e de compliance, com o objetivo de discutir temas que vieram à tona, como os escândalos de corrupção corporativa, amplamente divulgados nos noticiários.

Apresenta metodologias para que o leitor compreenda a conduta corporativa, fundamentada na ética, a partir de recursos de gestão de riscos, compliance e controles internos. Traz casos reais sobre os problemas de governança corporativa ocorridos na Enron, OGX, Petrobras e no Banco PanAmericano, mostrando como a aplicação de técnicas de controles internos teria sido eficaz para evitar perdas.

Mostra como a aplicação de gestão de compliance e controles internos é essencial para o monitoramento financeiro, contábil e tributário, que passa pela gestão de capital e do patrimônio, abrange a imagem e reputação da instituição, ajuda na captação e manutenção de clientes, e garante o retorno dos investimentos. É leitura fundamental para profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas financeira, contábil, fiscal, jurídica e de auditoria.

Autor: Marcos Assi

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

21) Controles Internos e Cultura Organizacional – Como Consolidar a Confiança na Gestão dos Negócios

Livro Controles Internos e Cultura Organizacional – Como Consolidar a Confiança na Gestão dos Negócios

O propósito da terceira edição deste livro é atualizar as legislações e demonstrar a evolução dos controles internos por meio de melhores técnicas e práticas com base nas experiências do autor nos últimos 10 anos da primeira edição e das instruções dos mais variados órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de facilitar o entendimento desse assunto tão necessário no mundo corporativo.

Como complemento, a obra apresenta atualizações das metodologias do COSO e dos erros e acertos na gestão de controles internos como ferramenta de suporte da gestão de compliance e riscos, nas melhores práticas de controles internos e contábeis na prevenção e combate à lavagem de dinheiro, fraudes e corrupção, oriundos de atos ilícitos e aborda as políticas “Conheça seu cliente” e “Conheça seu fornecedor”.

Apresenta-se o Diagrama de Assi, desenvolvido pelo autor, que tem auxiliado nos controles internos. Lembramos que o controle interno é importante para captação e manutenção de clientes e controle financeiro, contábil (balanços), de vendas, de compras, de estoque, de cobrança, de pagamentos, de impostos (tributário), de ativos e derivativos, de obrigações, entre outros.

Na realidade, tudo isso abrange os controles do patrimônio da empresa, cujas atividades proporcionam a manutenção do emprego dos colaboradores assim como das metas dos acionistas da empresa, que esperam retorno dos investimentos.

Autor: Marcos Assi

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

22) Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, Certificações e Métodos Para Garantir a Eficiência dos Negócios

Livro Gestão de Riscos com Controles Internos – Ferramentas, Certificações e Métodos Para Garantir a Eficiência dos Negócios

A gestão de riscos e de controles internos faz parte da rotina corporativa e é extremamente importante nas melhores práticas de governança corporativa para captação e manutenção de clientes, controle financeiro, contábil, tributário, de ativos e derivativos, de tecnologia da informação, continuidade, segurança e compliance, entre outros.

Tais fatores abrangem os controles do patrimônio da empresa, área cujas atividades proporcionam a manutenção do emprego dos colaboradores, assim como das metas dos acionistas da empresa, que esperam retorno dos investimentos.

Como complemento, a obra apresenta o COSO ERM, a Lei Sarbanes-Oxley e a ISO 31000:2009 de gestão de riscos, que auxiliam no desenvolvimento e na implementação das melhores práticas de gestão de riscos e controles internos. Além disso, o livro traz algumas metodologias de mapeamento e de identificação de riscos e controles internos, como o modelo FMEA e alguns conhecidos casos de fraudes apresentados pela mídia.

Autor: Marcos Assi

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

23) Compliance: Como Implementar

Livro Compliance: Como Implementar

O livro busca responder questões como: o que faz um gestor de compliance? Para que serve o departamento de compliance e controles internos nas organizações? Qual a diferença entre compliance e auditoria? As respostas a essas e outras questões tão atuais, principalmente depois dos escândalos da Lava Jato.

Além de detalhar a importância desta atividade (muitas vezes mal compreendida) e descrever a implementação de um programa de compliance, o autor aborda desde a gestão de terceiros, passando pelo controle interno em empresas familiares e com clientes e fornecedores multinacionais até as leis anticorrupção.

Autor: Marcos Assi

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

24) Gestão de Compliance e Seus Desafios – Como Implementar Controles Internos, Superar Dificuldades e Manter a Eficiência dos Negócios

Livro Gestão de Compliance e Seus Desafios – Como Implementar Controles Internos, Superar Dificuldades e Manter a Eficiência dos Negócios

O livro busca contribuir para a especificação e a quantificação das melhores técnicas e práticas de gestão de compliance, com base nas instruções dos mais variados órgãos reguladores nacionais e internacionais.

Apresenta compliance e conduta corporativa, missão e função de compliance, gestão de conflitos de interesse, órgãos reguladores e agências reguladoras, problemas de convivência com auditorias e traz casos reais de implementação de compliance em empresas familiares e em startup. Aborda também o compliance de TI, que auxilia no desenvolvimento e na implementação das melhores práticas de gestão e de controles internos.

A gestão de compliance, de controles internos e as melhores práticas de governança corporativa tratadas nesta obra são imprescindíveis para captação e manutenção de clientes, para o controle financeiro, contábil, tributário, de ativos e derivativos, para a segurança da informação e de continuidade, aspectos cruciais para o cumprimento das metas dos acionistas e retorno dos investimentos.

Autor: Marcos Assi

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

25) Amostragem, Testes de Conformidade e Testes Substantivos em Auditoria: Com aplicações em Excel e SIPTA (Auditing)

Livro Amostragem, Testes de Conformidade e Testes Substantivos em Auditoria: Com aplicações em Excel e SIPTA (Auditing)

A amostragem e os testes (de conformidade e substantivos) são fundamentais para um auditor/revisor formar a sua opinião e emitir o parecer sobre a veracidade e a autenticidade das demonstrações financeiras auditadas. Para levar a “bom porto” uma tarefa tão importante, um auditor avalia os controlos internos, examina livros e documentos, confronta os registos da entidade com as informações obtidas de clientes e fornecedores, etc.

Atendendo ao custo e ao tempo necessários, geralmente não é possível realizar uma auditoria completa a todos os registos de um determinado exercício. Portanto, uma auditoria raramente é feita de forma integral, tendo de ser realizada através de testes baseados numa amostra que contemple apenas uma parte representativa da totalidade das operações.

Quais são os fatores determinantes da dimensão de uma amostra? É possível ter uma amostra pequena e ainda assim ser representativa do universo de transações? Que registos incluir numa amostra, apenas os de maior valor, ou será melhor optar por um método de seleção que dê maior probabilidade às transações de maior valor? Como concluir se uma amostra é representativa? E depois de recolhida uma amostra, o que fazer, é possível ter-se uma ideia sobre o que “está a acontecer” no universo de transações que o revisor pretende auditar? Com base em quê o auditor/revisor pode emitir o seu parecer?

Estas são as questões a que este trabalho pretende dar resposta. Mas o livro não se fica por aqui. Pelo conteúdo e forma como está estruturado, este pequeno manual pretende dar um apoio importante a todos aqueles que recorrem à amostragem estatística para emitir o parecer sobre as demonstrações financeiras e o controlo interno de uma empresa.

Autor: José Dias Curto

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

26) Auditoria Internacional: Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras e de Auditoria Interna

Livro Auditoria Internacional: Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras e de Auditoria Interna

Este livro tem como proposta transmitir conhecimentos para que o leitor aprenda como desenhar uma metodologia eficiente de auditoria. Apresenta de forma resumida e organizada as principais disposições das normas internacionais de auditoria (as “ISAs”). Busca também auxiliar o auditor independente e o auditor interno no processo de desenvolvimento de uma metodologia de auditoria que esteja em conformidade com as normas internacionais de auditoria.

Obra relevante para os auditores independentes, auditores internos, profissionais e executivos das áreas de auditoria, controladoria e contabilidade. Leitura essencial para cursos de Ciências Contábeis, Controladoria e para contadores se preparando para a prova de qualificação técnica do Cadastro Nacional de Auditores independentes (CNAI).

Autor: César Ramos

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

27) Análise de Risco Parametrizada 2.0 – Manual Prático da Governança voltada para a Gestão de Risco

Livro Análise de Risco Parametrizada 2.0 – Manual Prático da Governança voltada para a Gestão de Risco

Este livro surgiu como forma de responder algumas perguntas que foram colocadas durante as duas últimas análises críticas que foram realizadas. Esta obra incorpora a visão da necessidade de utilização de uma série de ferramentas complementares para se analisar os riscos, além da pura, simples e pobre análise proporcionada pelo uso da Matriz de Riscos somente. Foram criados diversos modelos de matrizes que possibilitam analisar os riscos por diversas perspectivas e por diversos enfoques diferentes.

Autores: Nelson Ricardo F. Da Silva, Lázaro Ramos Jr, Karlis M. Novickis, Jorge J. De Oliveira, Renato A. Santos, Rainer Lutke

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

28) Auditoria das Demonstrações Financeiras

Livro Auditoria das Demonstrações Financeiras

O enfoque principal deste livro é a auditoria independente das demonstrações contábeis, suas finalidades, técnicas e relatórios, em linha com a legislação profissional pertinente e o desenvolvimento contemporâneo dessa especialidade da profissão de contador.

Este livro compõe as Publicações FGV Management, agora em um novo formato, mais abrangente e atualizado, com as obras divididas por áreas e com a mesma filosofia: gerar e disseminar o conhecimento pelo país.

Autores: Antônio Miguel Fernandes, Julio Sergio De Souza Cardozo

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

29) Gestão de Riscos Corporativos: Como Integrar a Gestão dos Riscos com a Estratégia, a Governança e o Controle Interno?

Livro Gestão de Riscos Corporativos: Como Integrar a Gestão dos Riscos com a Estratégia, a Governança e o Controle Interno?

O objetivo deste livro é ajudar os gestores de riscos corporativos a implantar processos organizados, lógicos e integrados de gestão e análise dos riscos e mostrar quais são os principais fatores críticos, as metodologias e as ferramentas concretas de integração de um sistema eficaz de gestão dos riscos corporativos nos controles internos e na governança corporativa das organizações.

Autor: César Ramos

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

30) Auditoria e Gestão de Riscos – Instituto Chiavenato

Livro Auditoria e Gestão de Riscos – Instituto Chiavenato

O autor expõe, de forma objetiva, os conhecimentos básicos da auditoria – do planejamento e avaliação dos sistemas de controle interno à execução das tarefas realizadas dentro das organizações. Traz também dicas fundamentais para os profissionais que queiram se aperfeiçoar na área e dominar os problemas vividos no dia a dia das empresas.

Autor: Jose Miguel Aguilera Avalos

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

31) Auditoria (Série Em Foco – antiga Série Fácil)

Livro Auditoria (Série Em Foco – antiga Série Fácil)

Você sabe por que as organizações são auditadas? Esta e outras perguntas podem ser respondidas por este livro, que traz um método introdutório ao estudo da auditoria. Auditoria – Série Em Foco (antiga Série Fácil) apresenta os principais temas das Normas Brasileiras e Internacionais de Auditoria que entraram em vigor no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2010, tratando os assuntos de forma didática, objetiva e com foco sempre pensando na aplicação do que está sendo tratado.

Aborda também temas essenciais para estudantes e profissionais da área: do conceito a evolução da auditoria, seu objetivo, o objeto e finalidade, além de evidenciar o que são normas de auditoria e por que as organizações são auditadas; aspectos relacionados à auditoria interna e auditoria independente; como elaborar um plano de auditoria e executá-lo; bem como aspectos relacionados à fraude e ao controle de qualidade em auditoria de demonstrações contábeis.

Autores: Osni Moura Ribeiro e Juliana Moura Ribeiro Coelho

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

32) Auditoria Interna – Guia Básico para Formação de Auditores

Livro Auditoria Interna – Guia Básico para Formação de Auditores

O conteúdo desta obra apresenta os principais aspectos da auditoria interna que o profissional auditor precisa conhecer durante a sua formação e atuação.

Primeiramente, aborda uma introdução ao contexto da auditoria. Em seguida expõe os principais pontos inerentes ao papel do auditor na auditoria interna e o seu posicionamento na organização. Na sequência, apresenta como é o processo de uma auditoria e como ela deve ser realizada. Também, mostra sobre os componentes do gerenciamento de uma área de auditoria interna, contemplando as suas características, peculiaridades e cuidados a serem tomados.

Para finalizar, aborda os aspectos relacionados com a auditoria baseada em riscos, a governança corporativa e a relação com as fraudes.

Autor: Hamilton E. Lopes De Souza

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

33) Gerenciamento de Riscos Empresariais

Livro Gerenciamento de Riscos Empresariais

O objetivo deste livro é apresentar uma visão integrada de gerenciamento de riscos empresariais, englobando o gerenciamento de riscos (inclusive de fraudes), de oportunidades (retornos e metas positivas) e de controles internos para agregar valor às empresas e, consequentemente, às organizações.

O autor apresenta visões, conceitos, técnicas e metodologias globais customizadas com o propósito de fornecer soluções abrangentes e ferramentas lógicas e práticas. Esta terceira edição traz um capítulo sobre revisão de controles internos e SOX, além de atualizações nos textos e nas figuras, visando facilitar o entendimento do tema.

A gestão de oportunidades, a avaliação de riscos e a criação de controles internos nas decisões empresariais. Como reduzir o risco de fraudes. Apresenta exemplos de metodologia de gestão de riscos, com aplicações práticas em diversas áreas operacionais.

Um dos pilares deste livro é o ERM – Enterprise Risk Management, editado pelo COSO (The Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission).

Autor: Paulo Baraldi

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

34) Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público

Livro Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público

Governança? Compliance? Integridade? Riscos? Controles?Provavelmente você se depara com esses termos todos os dias em jornais, artigos, livros e até mesmo dentro de sua organização. Mas quais são as diferenças e conexões entre esses temas? Como implementar a gestão de riscos no setor público? É possível?

O objetivo deste livro é responder a essas e outras questões, derrubando alguns mitos que ainda existem sobre o assunto e demonstrando de maneira prática que é possível implementar a gestão de riscos na Administração Pública.

Misturando teoria e prática, a obra traz um passo a passo dos caminhos a serem percorridos por uma organização, independentemente do seu tamanho e grau de complexidade, para atingir seus objetivos a partir do gerenciamento de riscos.

Autor: Rodrigo Fontenelle De A. Miranda

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

35) Gestão De Riscos – Uma Abordagem Orientada a Riscos Operacionais

Livro Gestão De Riscos – Uma Abordagem Orientada a Riscos Operacionais

Quando se fala em gestão de riscos gestão de incertezas logo vem à tona. E assumir riscos está na natureza da atividade empresarial. Por essa razão o conhecimento aliado à gestão sistemática e metodológica dos riscos que envolvem o ambiente de negócios tornou-se parte fundamental do sucesso empresarial e da longevidade das corporações da proteção aos acionistas fornecedores e empregados.

Com uma linguagem sincera e moderna, Gestão de Riscos – Uma Abordagem Orientada a Riscos Operacionais se propõe a discutir com os leitores o tema “riscos” com foco maior em riscos operacionais – associados a erros humanos processos inadequados sistemas e modelos de decisão frágeis entre outros.

Autor: Osias Brito

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

36) Gestão: Controle Interno, Risco e Auditoria

Livro Gestão: Controle Interno, Risco e Auditoria

A fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável de novos mecanismos funcionais de administração, com a função de minimizar o impacto dos fracassos, esta obra propõe alternativas que permitem o ajuste do rumo traçado para a gestão de negócios de uma empresa.

Dividida em três grandes módulos, destaca os principais conceitos de gestão e auditoria de gestão com uma visão de mudança sustentada pela gestão de pessoas, incluindo soluções sustentáveis a planos alternativos de ação, métricas e indicadores; apresenta os conceitos e aplicações de controle interno dentro do ciclo de negócios da empresa, bem como o emprego do business intelligence; e, por fim, apresenta os conceitos e tipos de risco relacionados ao contexto empresarial, além de alguns métodos e técnicas de quantificação e de um modelo de administração de risco, que poderia ser aplicado na gestão de negócios como um todo.

Fruto da experiência dos autores em gestão, controle interno, risco e auditoria dos negócios privados e governamentais, a obra foi composta com a finalidade de enriquecer a área, que tem pouca literatura e, dessa forma, busca explicações plausíveis e consistentes para alternativas que permitam ajustes para uma boa gestão de negócios.

Autores: Antonio de Loureiro Gil, Carlos Hideo Arima, Wilson Toshiro Nakamura

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

37) Compliance, Controles Internos e Riscos: A Importância da Área de Gestão de Pessoas

Livro Compliance, Controles Internos e Riscos: A Importância da Área de Gestão de Pessoas

Este livro tem por objetivo auxiliar profissionais interessados no conhecimento e na estruturação de um programa de compliance e integridade corporativa. Traz considerações sobre a história da auditoria no Brasil e no mundo, sobre governança corporativa e uma interessante aplicação prática de um modelo de compliance na área de gestão de pessoas.

Apresenta, ainda, análise de um modelo de negócio, da eficácia de um programa de compliance, do gerenciamento de risco e do controle interno ligado às melhores práticas de gestão de pessoas.

Os profissionais que atuam nas auditorias internas e nas mais diversas áreas de gestão corporativa poderão utilizar os conceitos apresentados pelas autoras como referência para o desenvolvimento de modelos específicos para suas organizações.

Autoras: Célia Lima Negrão e Juliana Pontelo

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

38) Manual de Compliance

Livro Manual de Compliance

O livro Manual de Compliance caracteriza-se pela abordagem completa e aprofundada sobre os diversos temas da matéria, aliando o necessário embasamento teórico sobre as principais legislações e metodologias de Governança, Risco e Compliance – GRC com os aspectos práticos imprescindíveis ao profissional desta prática.

Composta de 38 capítulos, a obra se diferencia em razão de seu preciso grau de sistematização, didática e organicidade.

Para tanto, o livro se encontra organizado em sete partes: a primeira traz os fundamentos e balizas dos campos de GRC.

Em seguida, são abordados os instrumentos essenciais empregados para dar concretude aos objetivos de um sistema de compliance, estudando-se as melhores práticas que devem orientar a implantação e o monitoramento dos programas de integridade, treinamentos corporativos, due diligence, canal de denúncias, investigações internas, auditoria independente, entre outras ferramentas.

Na terceira parte, analisam-se, em linhas gerais, a legislação internacional e nacional sobre anticorrupção e suborno, à prevenção da lavagem de dinheiro e do financiamento do terrorismo.

A quarta parte, por sua vez, é composta de capítulos sobre o compliance digital e legislações de proteção de dados (entre elas o GDPR e a LGPD), em uma compreensão integrada da governança em privacidade com os programas de compliance.

Na quinta parte, são abordadas questões jurídicas específicas que impactam o compliance, por exemplo, os custos do não compliance e a responsabilização do compliance officer na esfera criminal.

Na sexta parte, exibe-se a relação evidente entre o compliance e os diversos setores da economia, segmentados por mercados (como publicidade, infraestrutura e health care).

Para fechar a obra, a Parte VII enfoca o outro destinatário específico do compliance: o setor público e o terceiro setor.

Autores: André Castro Carvalho, Tiago Cripa Alvim, Rodrigo Bertoccelli, Otavio Venturini

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

39) Compliance Empresarial: o tom da Liderança

Livro Compliance Empresarial: o tom da Liderança

O livro trata de Compliance, Legislação correlata, Governança Corporativa e o papel do líder de Compliance nas organizações.

Na parte inicial, com base nas experiências práticas vividas e compartilhadas pelo autor, o leitor desvenda os passos fundamentais para implementar e desenvolver um Programa de Compliance: o tom da liderança, mapeamento de riscos, código de conduta e políticas de compliance, comunicação, treinamento, canais de denúncias, investigações, comitê disciplinar, controles, auditorias, monitoramento e aprimoramento.

Posteriormente, o autor explora os temas da legislação internacional e nacional, bem como sua dimensão no universo mais amplo da Governança Corporativa e o papel do líder de Compliance nesse contexto.

Autor: Edmo Colnaghi Neves

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

40) Compliance 360º – Riscos, Estratégias, Conflitos e Vaidades no Mundo Corporativo

Livro Compliance 360º – Riscos, Estratégias, Conflitos e Vaidades no Mundo Corporativo

Livro escrito em linguagem fácil, desmistificando os temas abordados tornando-os mais acessíveis a todos e, ao mesmo tempo, elevando a um patamar academicamente mais técnico, com conceitos bem definidos, até rompendo certos paradigmas. Abordagem criativa, com linguagem por vezes irreverente, contando os fatos da vida. Assim mesmo, como ela é.

Adicionado ao conteúdo preliminar da função, políticas, estruturação e monitoramento dos programas de Compliance, o livro traz assuntos correlatos como Governança Corporativa e políticas de prevenção à lavagem de dinheiro, uma das principais preocupações dos governos mundiais da atualidade. Além disso, a recente lei anticorrupção brasileira comparada à veterana FCPA dos Estados Unidos e a UK Bribery Act do Reino Unido, porém com um elemento em comum: a criação de estruturas de Compliance como atenuante das penas.

Além disso, entre muitos outros temas, há também um capítulo com uma sequência de emblemáticos casos de escândalos e fraudes financeiras, salpicados de episódios de crises e falta de ética corporativa. Dentro de cada capítulo é possível ver uma seção chamada “A vida como ela é”, que não poderiam deixar de ser curiosos, cômicos, extravagantes, ou basicamente simples, como a vida pode ser.

Autores: Ana Paula P. Candeloro, Maria Balbina Martins De Rizzo, Vinícius Pinho

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

41) Compliance – A Excelência na Prática

Livro Compliance – A Excelência na Prática

O foco desta obra é fundamentalmente prático, buscando harmonizar a sustentação teórica para a sua aplicação no cotidiano de uma organização, apresentando uma estrutura e um Sistema de Compliance que, efetivamente, estejam desenhados para mitigar os riscos de Compliance numa empresa e, com isso, proteger as pessoas e a instituição no seu dia a dia.

Adicionalmente, um dos objetivos foi escrever um livro útil, não apenas ao campo acadêmico, mas também para servir de guia aos profissionais do Compliance, independentemente do tamanho e natureza de suas empresas. Portanto, o leitor irá deparar-se com diversos exemplos e situações práticas, para fazer a adaptação, de acordo com a sua realidade e necessidade.

Autor: Wagner Giovanini

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

42) Compliance Descomplicado: Um Guia Simples e Direto sobre Programas de Compliance

Livro Compliance Descomplicado: Um Guia Simples e Direto sobre Programas de Compliance

Um guia de referência simples e direto sobre programas de compliance, para interessados no tema, ou para aqueles que precisam entender, de forma rápida e clara, o que é exatamente um programa de compliance.

Entre os temas abordados no livro podemos citar: O que é e o que não é Compliance; O que compõe um Programa de Compliance efetivo; avaliação de riscos e determinação de respostas aos riscos; definição de políticas e procedimentos; suporte da Alta Administração; comunicação e treinamentos; Due Dilligence de terceiros; monitoramento e auditoria do funcionamento do programa; mecanismo para reporte ou auxílio, de forma anônima e/ou confidencial em relação a condutas ou suspeitas de condutas criminosas; investigação de, e respostas para, condutas inconsistentes com os objetivos do programa, triângulo das fraudes, relatórios, melhoria contínua entre outros tópicos.

Autor: Alexandre da Cunha Serpa

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

43) Fazendo Certo a Coisa Certa – Como Criar, Implementar e Monitorar Programas Efetivos de Compliance

Livro Fazendo Certo a Coisa Certa – Como Criar, Implementar e Monitorar Programas Efetivos de Compliance

O ambiente corporativo está cada vez mais exigindo que os players sigam padrões éticos nos negócios. Assim, com conteúdo completo, e incluindo detalhes históricos e casos recentes, o livro mostra, de forma objetiva, como sobreviver e surpreender no mundo atual de acordo com a definição e parâmetros de compliance exigidos e esperados.

Um roteiro único para profissionais das áreas Jurídica, Governança Corporativa, Negócios e executivos em geral, que terão uma visão diferenciada do assunto e novos elementos para sua compreensão.

Compreende, também, dicas e elementos para a criação e implementação de programas de compliance, com informações sobre treinamentos e investigações.

Autor: Marco Cruz

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

44) Manual de Compliance: Compliance Mastermind Vol. 1

Livro Manual de Compliance: Compliance Mastermind Vol. 1

Compliance é uma atividade prática. Por isso, esta obra traz toda a experiência dos coautores.

Neste primeiro volume da coleção Compliance Mastermind, o Manual de Compliance, você terá uma visão prática sobre como implementar um Programa de Compliance Anticorrupção, com um overview do funcionamento das principais legislações internacionais e locais e de como essas atividades estão cada vez mais globalizadas e integradas.

Para ajudar você a colocar o programa de pé, os autores partem da metodologia usada pela LEC em seus cursos, dos nove pilares de Compliance. Cada pilar é tratado em um artigo dedicado, numa abordagem fácil e prática, sobre o que você pode fazer para implementá-los, como um código de conduta, o risk assessment, os treinamentos e comunicações, o canal de denúncias, conquistar o tone at the top, gerir o risco de terceiros e muito mais.

Coautores: Alessandra Gonsales, Alexandre C. Serpa, Carolina Gazoni, Daniela Leme, Daniel Sibille, Felipe Faria, Gustavo Lucena, Marilia Zulini C. Loosli, Marcelo Zenkner, Massamitsu Alberto Iko, Matheus Cunha, Patrícia Punder, Rodrigo Pironti

Organizadores: Matheus Cunha e Márcio El Kalay

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

45) Controle Interno: Estudos e Reflexões

Livros Controle Interno: Estudos e Reflexões

A presente obra alia teoria e prática ao reunir profissionais da área de controle interno que se aventuraram em algum momento na seara acadêmica, em cursos de mestrado e doutorado, na busca de fortalecer a pesquisa na área de controle em suas diversas matizes.

O fruto de suas reflexões aparece sintetizado em cada um desses onze artigos, que cuidam dos tópicos clássicos do controle interno relacionados a diversos aspectos da gestão pública. Essa tipicidade, por si só, já justificaria a produção do livro.

Mas a carência de estudos sobre o assunto indica a necessidade de uma obra que aborde o controle interno, como função estatal recente e que se apresenta como exemplo de prática democrática, de governos que procuram assegurar o atingimento de seus objetivos, ampliar a governança. Assim, eis o livro Controle interno: Estudos e Reflexões, envolto no sincero desejo que este sirva de inspiração para aqueles que atuam e pensam o controle em suas diversas manifestações.

Coordenador: Marcus Vinicius de Azevedo Braga

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

46) Controladoria no Setor Público

Livro Controladoria no Setor Público

Surgido no Brasil com a Lei nº 4.320/1964, o controle interno está em construção teórica e institucional. Remete à busca de credibilidade e qualidade dos serviços prestados pelas organizações públicas. Desse modo, é essencial ao sistema democrático e tomou força no cenário brasileiro após o período de reforma do Estado com o surgimento das controladorias, com a inserção de temas como combate à corrupção, transparência, gestão de riscos e compliance e, ainda, com o advento de práticas no campo da auditoria governamental.

A presente obra, em sua 2ª edição – revista, ampliada e atualizada –, reúne especialistas de diversas esferas da Administração Pública e de diversas regiões do Brasil e foca, em especial, a implementação, modelagem e objetivos das controladorias públicas modernas. Aborda, em linguagem acessível, o quê, como e por que controlar.

Destina-se a profissionais, legisladores, gestores e estudantes.

Coordenadores: Ana Carla Bliacheriene, Marcus Vinicius de Azevedo Braga, Renato Jorge Brown Ribeiro

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

47) Sistema de Controle Interno na Administração Pública

Livro Sistema de Controle Interno na Administração Pública

Este livro apresenta um conjunto de novas ideias para viabilizar a estruturação de um sistema de controle interno (SCI) em organizações públicas baseado em controles preventivos, estabelecidos a partir de uma avaliação simplificada dos riscos inerentes aos processos e inseridos nas rotinas internas, mediante especificação em instrumentos normativos próprios.

Esta forma de funcionamento do SCI incentiva a participação de toda a estrutura organizacional quando da definição e execução dos controles internos, o que caracteriza um dos pontos fortes do modelo aqui detalhado, até porque é totalmente inviável a prática de controles preventivos de forma centralizada. Desta forma, sua operacionalização, inserida no processo de gestão, se transforma em eficiente instrumento de apoio. Além de assegurar a observância às normas legais e regulamentares, reduzindo o risco de restrições por parte do controle externo e do controle social, traz inúmeros outros benefícios, como a possibilidade do aumento da eficiência e eficácia da administração, uma melhor qualidade da informação e maior proteção ao patrimônio público.

Embora as orientações e os modelos apresentados neste guia estejam direcionados aos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios, aos Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça, Ministérios Públicos e Assembleias Legislativas estaduais, são perfeitamente aplicáveis, também, em unidades da administração indireta e empresas prestadoras de serviços públicos em qualquer esfera de governo. O público acadêmico, aqueles que se submeterão a concurso público, os pesquisadores que atuam na esfera governamental e todos que militam nos diversos segmentos da administração pública, igualmente podem vir a se beneficiar das ideias apresentadas neste livro.

Autor: José Osvaldo Glock

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

48) Governança Corporativa: O Poder de Transformação das Empresas

Livro Governança Corporativa: O Poder de Transformação das Empresas

O objetivo desta obra é fornecer informações essenciais e básicas sobre os conceitos e práticas da Governança Corporativa e seu impacto na atuação da alta administração e dos fiscalizadores das instituições, e ressaltar como o relacionamento das empresas com diversos públicos pode se tornar essencial e relevante para a clareza e transparência das informações empresariais.

Ao término do livro, o leitor poderá ter uma noção mais clara da importância da Governança Corporativa para o desenvolvimento das organizações e de como a prática desses conceitos nas organizações pode contribuir para agregar valor à marca. Nesta obra também devem ser apresentados os Códigos de Governança e como eles contribuíram para a disseminação das boas práticas. A obra pretende apresentar, ainda, o vínculo da Governança com a sustentabilidade, constatando que uma organização não poderá ter Governança sem critérios de sustentabilidade e vice-versa.

Autor: Roberto Sousa Gonzalez

>> Quero ver mais detalhes sobre o livro

>> Link para adquirir o livro

.
.

Tem mais sugestões de livros interessantes sobre os temas?
Você pode deixar um comentário neste post ou entrar em contato diretamente comigo.
.

* * * * *

.

* Transparência: comprando pelos links acima (os que apontam para Amazon e Hotmart), o preço não muda para o consumidor e este site ganha uma pequena comissão sobre a venda.

** Imagens utilizadas neste post:

No início deste post: LubosHouska // pixabay (banco de imagens)

Na capa/miniatura deste post: StartupStockPhotos // pixabay (banco de imagens)

 

5 comentários On Lista de Livros sobre Auditoria, Riscos, Controles Internos e Compliance

Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.