Cursos online gratuitos de Segurança, Tecnologia e Outros

Nesta postagem, apresentamos uma relação de sites que oferecem cursos online (EAD) grátis das mais variadas áreas, não apenas de Segurança da Informação e Tecnologia da Informação (TI).

Alguns oferecem certificado de conclusão ao término, outros não; alguns são cursos de universidades renomadas no mundo (como Stanford, Yale, MIT, Harvard, Berkeley, Oxford); alguns estão relacionados a cursos de desenvolvimento e programação web, banco de dados, etc; outros oferecem cursos de áreas como deep learning, machine learning, inteligência artificial, cientista de dados, etc.

Explore a relação abaixo… e bons estudos! =D

Cursos de Universidades gratuitos

  1. Coursera: Coletânea com mais de 1.800 cursos online, de mais de 140 universidades de mais de 28 países. Possui muitos cursos das áreas de humanas, arte, negócios, ciência da computação, ciência de dados, matemática e lógica, física, química, ciências sociais, ensino de idiomas, etc. Possui muito conteúdo em português do Brasil e é referência para aprendizagem em universidade livre online.
  2. Open Culture: Mais de 1150 cursos online gratuitos das principais universidades do mundo – Stanford, Yale, MIT, Harvard, Berkeley, Oxford e muito mais. Vários sites permitem que você baixe as aulas (áudio e/ou vídeo), muitas vezes a partir do iTunes, YouTube, ou sites universitários, diretamente para o seu computador ou outro dispositivo mobile. Cursos dos mais variados temas, como por exemplo, negócios, engenharia, computação, economia, história, literatura, filosofia, geografia, física, biologia, ciência política etc. A maioria do conteúdo é inglês.
  3. Open Education Consortium: Site da Open Education Consortium, contendo uma série de cursos nas mais variadas áreas. É possível filtrar os cursos desejados de acordo com o idioma, inclusive o português e demais idiomas.
  4. FGV Online: A famosa instituição Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece muitos cursos online gratuitos, com carga horária de até 30 horas. Possui cursos nas áreas de conhecimento direito, economia, história e ética, educação e comunicação, além das gestões financeira, projetos, socioambiental, empresarial, marketing, pessoas e produção.
  5. edX: Este site oferece uma série de cursos de diferentes universidades. A principal diferença entre EDX e outros cursos on-line é que os cursos têm duração específica. Ao inscrever-se, você está se comprometendo com o tempo de aula e avaliações. Você pode se inscrever para aulas oferecidas por Harvard, MIT, Berkeley, e outras escolas de prestígio.
  6. e-Aulas da USP: Página da Universidade de São Paulo (USP) contendo cursos online sobre vários temas.
  7. MIT Open Courseware: Para aqueles que procuram cursos desafiadores, o MIT é a certeza de não se decepcionar. Você pode baixar todo o material do curso, que é quase idêntico ao do curso ministrado pelo MIT (eles informam o ano e semestre em que foi ensinado). Como os cursos são sob demanda, não há a possibilidade de interagir com outras pessoas que estão fazendo o mesmo. É simplesmente um estudo independente para você. Ah, também possuem vários cursos em português.
  8. Open Learn – Open University: Este site oferece cursos em diferentes categorias, como negócios, engenharia, entre outros.
  9. Carnegie Mellon – Open Learning: O slogan diz tudo: “Sem instrutor, sem créditos, sem custo.” Como tantos outros cursos gratuitos, é um estudo individual. Requer cadastro.
  10. Utah State Open Courseware: Estes cursos são de fácil acesso e encontrar com uma navegação rápida. O material inclui arquivo mp3 e html, e é possível fazer download do curso.
  11. Kutztown On-Demand: O programa On-Demand Kutztown está voltado principalmente para negócios. Você deve preencher um breve questionário para que você possa acessar o curso, mas o material é muito bem organizado, com pequenos clips de vídeo para cada tópico. Você pode parar e iniciar o que você precisa, uma vez que é quebrada em pequenas partes.
  12. Open Yale Courses: Yale oferece um ótimo site que é fácil de navegar e abrangente. Há uma variedade de disciplinas oferecidas, que podem ser baixadas como um arquivo zip, ou vistas online. Há vídeos gravados durante o curso real no campus, além de transcrição e PDF dos slides utilizados durante a apresentação. As aulas estão divididas, facilitando estudar aos poucos, e não é necessário cadastro.
  13. Notre Dame Open Courseware: A Universidade Notre Dame tem uma extensa lista de cursos abertos disponíveis no seu site. Os curso são compostos de plano de estudos, trabalhos, vídeos, exames, etc.
  14. JHSPHOpen: Os cursos abertos JHSPH são mais voltados para a área de saúde. Cada aula vem com slides e um mp3 para download.

Cursos de TI e demais cursos gratuitos

  1. Code Academy: Excelente site da CodeAcademy em português do Brasil, um dos melhores para aprender a programar. Oferece aulas de HTML, CSS, JavaScript, Ruby on Rails, jQuery, PHP, Python, SQL, AngularJS, etc. Altamente recomendado!
  2. Khan Academy: Este site tem uma variedade de vídeo aulas grátis. As disciplinas do curso são divididos em aulas, o que é ótimo para quem procura aprender algo específico (tipo aprender a programar em python), sem ter que “frequentar” um curso inteiro. As aulas são todas em vídeo, não há material complementar.
  3. Microsoft Virtual Academy: Página da Microsoft contendo uma série de cursos online gratuitos na área de tecnologia, como por exemplo, computação nas nuvens (cloud computing), desenvolvimento web, programação de jogos/games, banco de dados e vários outros.
  4. Escola Virtual – Fundação Bradesco: Iniciativa da Fundação Bradesco que oferece cursos online gratuitos nas áreas de administração, aperfeiçoamento, comportamental, banco de dados, desenvolvimento de aplicativos, gestão e governança e informática. Todos em português do Brasil.
  5. Prime Cursos: Oferece uma série de cursos online gratuitos, em sua maioria são cursos profissionalizantes, como por exemplo, recepcionista de hotel, curso de desenho e mangás, marketing pessoal, educação especial, contação de histórias, pizzaiolo, etiqueta empresarial e outros. O aluno só paga se quiser os certificados.
  6. Senado Online: Página do Saberes, plataforma de ensino e aprendizagem do ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), que é o órgão do Senado Federal responsável pela Política de Capacitação do Senado e pelo Programa Interlegis de Modernização e Integração do Legislativo. Oferece cursos com temas relativos ao Poder Legislativo, Política, Administração Pública, Orçamento, além de cursos de especialização em Gestão Integrada de Projetos, Direito Legislativo, Avaliação de Políticas Públicas, Análise de Constitucionalidade, Orçamento Público, dentre outros.
  7. TIM Tec: Iniciativa do Instituto TIM, com cursos online de HTML5, desenho de jogos, produção de textos, introdução à PHP, lógica de programação, banco de dados SQL, edição e tratamento de imagens, arquitetura da informação e projeto de sistemas, javascript, Java, dentre vários outros.
  8. Brasil Mais TI: Página “Brasil Mais TI”, do governo brasileiro, contendo cursos online e gratuitos relacionados à TI – Tecnologia da Informação.
  9. Bóson Treinamentos: Canal no YouTube que oferece uma série de cursos, como eletrônica digital, MongoDB, programação Java, Roseapple Pi, JavaScript, jogos, OpenSUSE, Windows PowerShell, PostgreSQL, etc.
  10. Curso em Vídeo: Página do Gustavo Guanabara, com o apoio da HostNet, oferece cursos gratuitos online em HTML5, Algoritmos e Lógica, POO, Bases Numéricas, PHP, MySQL, Java, Python, Photoshop e Word. Recomendo!
  11. Udacity: o Udacity é uma universidade digital, que é especializada em cursos e programas Nanodegree de áreas como Android, Ciência de Dados, Data Analytics, Análise de Dados, iOS, Machine Learning, Mobile App Development, Non-Tech, Software Engineering, Virtual Reality, Web Development, etc. O layout web é extremamente fácil de navegar. Oferece aulas em vídeo de cinco minutos com questionários e avaliações. Além dos cursos, o Udacity oferece um fórum online onde os alunos podem colaborar, estudar e trabalhar em grupos.

Imagem destacada deste post: Freepik

Escreva o seu comentário (esteja ciente da política de comentários):

Seu endereço de email não será publicado.

Site Footer