Explicando HTTPS com Pombos Correio

Publicado originalmente em freeCodeCamp por Andrea Zanin. Tradução para português do Brasil realizada por João Paulo Varandas e publicado no Medium.

Artigos sobre criptografia são em geral complicados de entender, sempre cheios de demonstrações matemáticas. A não ser que você esteja de fato desenvolvendo um algoritmo de criptografia, essa complexidade não é necessária para entender o que acontece do lado de fora.

Pombos correio não serão suficiente para explicar toda essa matemática, mas se você quer entender brevemente o protocolo, faça um café e aproveite o artigo!

Alice, Bob e… pombos?

Enquanto você navega na internet (lendo esse artigo, comprando no Submarino, mandando selfies pro Instagram) se resume a enviar e receber mensagens para um servidor.

Apesar de parecer um pouco abstrato, vamos imaginar que essas mensagens foram entregues por pombos correio. Pode parecer um pouco aleatório, mas acredite, HTTPS funciona do mesmo jeito, embora seja muito mais rápido.

Além disso, ao invés de falarmos de servidores, clientes e hackers, vamos falar de Alice, Bob e Chico. Talvez você reconheça esses nomes se já viu outros artigos sobre criptografia.

.

Clique aqui e leia a matéria completa.

.

Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.