Livros e Ebooks: Crimes Cibernéticos e Direito Digital

Nesta seção, disponibilizo uma curadoria com o que considero livros importantes e de qualidade comprovada voltados ao tema Crimes Cibernéticos e Direito Digital.

Devido às constantes atualizações, acesse essa página regularmente.

Dica: no caso dos e-books, você também pode ler através do navegador ou instalando o app Kindle no Android ou iOS.


Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas

Capa do livro "Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas"
Capa do livro “Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas”

O livro tem o objetivo de fazer com que o leitor encontre dados que podem auxiliá-lo nos processos de execução de qualquer investigação moderna, em especial a criminal, além de permitir a produção de conhecimentos para os profissionais de Inteligência de Segurança Pública, em especial a Inteligência Policial Judiciária.

Além disso, também pode auxiliar outros profissionais, como jornalistas e estudiosos da Internet e de suas relações com outras áreas, culturais, sociais e jurídicas.

Nesta nova edição foram incluídos alguns tópicos extremamente importantes, como o uso das fontes abertas e sua relação com grandes eventos (por exemplo, as Olimpíadas no Brasil) e com as fake news.

🎓 Autores: Alesandro Gonçalves Barreto e Emerson Wendt
🎯 Idioma: português (pt-br)
🔖 Quero ver mais detalhes sobre o livro
🛒 Link para adquirir o livro

 

Fake News e Regulação

Capa do livro "Fake News e Regulação"
Capa do livro “Fake News e Regulação”

Trata da importante temática voltada para fake news e as possibilidades de regulação, que depois dos recorrentes escândalos, em especial das eleições americanas de 2016 e as atividades da empresa Cambridge Analítica, ganharam evidencia mundialmente, tanto na agenda política quanto na jurídica.

Essa segunda edição consagra a presente obra como um marco temático no Brasil sobre o tema da desinformação e os mecanismos jurídicos para combatê-la.

Ao incorporar três novas contribuições de autores nacionais e internacionais, aprofunda ainda mais o debate brasileiro sobre os impactos e medidas eficazes para combater as chamadas fake news.

🎓 Autores: Georges Abboud, Nelson Nery Jr e Ricardo Campos
🎯 Idioma: português (pt-br)
🔖 Quero ver mais detalhes sobre o livro
🛒 Link para adquirir o livro

 

Manual de Investigação Cibernética

Capa do livro "Manual de Investigação Cibernética"
Capa do livro “Manual de Investigação Cibernética”

A atual Era do Conhecimento, caracterizada pelo intenso fluxo de informações, de alcance mundial e instantâneo, fez com que o mundo jurídico também buscasse se adequar à nova realidade social, surgindo uma série de normas e julgados que visam tutelar os direitos dos indivíduos e da sociedade no ciberespaço.

Nesse sentido, a presente obra foi elaborada para auxiliar os operadores da área jurídica e da área das tecnologias da informação e comunicação a aprofundar seus conhecimentos, especificamente no que se refere à interseção entre o Direito e a Tecnologia, com foco na investigação de cibercrimes.

Os autores, aliando conhecimentos teóricos, jurisprudência e vasta experiência profissional, conseguiram produzir um manual didático, tornando fácil a compreensão desse tema tão importante e pouquíssimo explorado pela doutrina nacional.

🎓 Autores: Alesandro Gonçalves Barreto e Beatriz Silveira Brasil
🎯 Idioma: português (pt-br)
🔖 Quero ver mais detalhes sobre o livro
🛒 Link para adquirir o livro

 

Crimes Cibernéticos: Ameaças e Procedimentos de Investigação

Capa do livro "Crimes Cibernéticos: Ameaças e Procedimentos de Investigação"
Capa do livro “Crimes Cibernéticos: Ameaças e Procedimentos de Investigação”

Vários foram os motivos que levaram os autores a escrever este livro, mas os principais foram contribuir para a segurança virtual do Brasil, visando facilitar o trabalho de investigação criminal dos órgãos policiais de todo o país, e também auxiliar principalmente advogados e integrantes de outras carreiras a melhor compreender a matéria e atender aos seus clientes, já preparando o conteúdo para eventual ação penal e/ou cível correspondente.

Assim, o conteúdo foi sendo gerado após inúmeras pesquisas e trocas de conhecimentos, não só entre os autores, mas também com muitos interlocutores, procurando, contudo, a ideia da simplicidade frente à complexidade do problema.

Busca-se, com a terceira edição, não só um enxugamento da obra, mas uma objetivação do conteúdo, tornando-o mais prático e atinente ao uso diário da atividade investigativa, por agentes e delegados de polícia, e, também, de orientação do profissional do direito, especialmente advogados, promotores e juízes.

🎓 Autores: Emerson Wendt e Higor Vinicius Nogueira Jorge
🎯 Idioma: português (pt-br)
🔖 Quero ver mais detalhes sobre o livro
🛒 Link para adquirir o livro

 

Direito Digital

Capa do livro "Direito Digital"
Capa do livro “Direito Digital”

Em sua 7ª edição e comemorando seus 20 anos, o livro é considerado uma das referências no segmento, adotado por inúmeras faculdades de Direito, conceituando, orientando e exemplificando os trabalhos nesta doutrina.

Mais do que um ramo, o Direito Digital tornou-se um tema transversal a qualquer iniciativa contemporânea do Direito, incontornável para qualquer advogado ou profissional de tecnologia que queira se manter atualizado. Além disso, ao regular inúmeros aspectos do dia a dia dos cidadãos, em constante diálogo com diversas leis que tratam das modernas relações sociais, como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, o Direito Digital ganhou a mais alta importância como disciplina autônoma.

Esta edição de Direito Digital chega ao público inteiramente revista, atualizada com as profundas mudanças trazidas pela Lei n. 13.709/2018 (Lei de Proteção de Dados), bem como os novos desafios relacionados à pandemia da Covid-19, que provocou a aceleração da transformação digital em vários setores econômicos como Saúde, Educação e Varejo.

🎓 Autora: Patrícia Peck Garrido
🎯 Idioma: português (pt-br)
🔖 Quero ver mais detalhes sobre o livro
🛒 Link para adquirir o livro

 

Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento

Capa do livro "Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento"
Capa do livro “Fintechs, Bancos Digitais e Meios de Pagamento”

Este livro é sobre Fintechs – startups financeiras baseadas no uso intenso de tecnologia – e as inovações no mercado financeiro.

As Fintechs têm atraído a atenção pela sua novidade e agilidade. Mas os avanços são extensos, incluem alterações profundas inclusive na maioria das instituições financeiras já existentes, que têm se reestruturado de forma bastante eficaz. De fato, este conjunto de mudanças constituem uma verdadeira revolução no sistema financeiro.

🎓 Autor: Pedro Eroles
🎯 Idioma: português (pt-br)
🔖 Quero ver mais detalhes sobre o livro
🛒 Link para adquirir o livro


Você já viu as outras indicações?

Para melhor navegação (e organização, claro), as indicações de livros estão separadas de acordo com as temáticas.

Dessa forma, considere acessar os demais:


Transparência: Comprando pelos links dessa página (que direcionam à Amazon), o preço não muda para o consumidor e o site ganha uma pequena comissão sobre a venda do livro.