Meditação Mindfulness: Aceitando Pensamentos e Sentimentos

Meditação mindfulness guiada para ajudar na aceitação de pensamentos e sentimentos.

O que é Mindfulness?

Mindfulness, também conhecido como atenção plena, é uma forma de estar presente a si, aos outros e ao meio à sua volta a cada momento. É um estado de atenção natural – focado, presente e ciente – que possibilita manter o discernimento perante o que possa estar a acontecer, mesmo quando se trata de algo difícil. Integração mente + corpo.

Devo Praticar Mindfulness?

Esta prática passou a fazer parte da medicina comportamental/preventiva, principalmente a partir dos “estudos de redução de estresse de Kabat-Zinn”, professor emérito da faculdade de Massachussets (EUA), que tem desenvolvido intensa pesquisa científica da aplicação do Mindfulness na saúde, em especial do programa de MBSR (Minfulness-Based Stress Reduction).

A prática da Mindfulness tem sido amplamente utilizada no mundo empresarial, saúde e educação para melhorar a atenção e o bem-estar geral. Embora com fortes bases budistas, Mindfulness não depende de qualquer religião, contexto cultural ou sistema de crenças, podendo ser completamente secular.

Empresas da Fortune 500 incentivam esta prática aos seus colaboradores para reduzir o estresse no local de trabalho. Centenas de hospitais encaminham os pacientes para os cursos de Redução de Stresse Baseada em Mindfulness (MBSR) para desenvolverem competências para lidar com a dor física e emocional. Cada vez mais escolas e instituições universitárias (públicas e privadas) estão utilizando as práticas de Mindfulness para ajudar seus alunos a ter maior sucesso acadêmico/social/pessoal.

Tem sido cientificamente demonstrado que o MBSR é eficaz para uma ampla variedade de condições médicas e psicológicas. A seguir, está uma lista parcial de condições médicas e psicológicas, com citações de alguns dos benefícios da prática de Mindfulness:

  • Ansiedade (Hoge, Bui, Marques, Metcalf, Morris, Robinaugh, et. al., 2013);
  • Asma (Pert, Madison, Druker, Olendzki, Magner, Reed, et. al., 2012);
  • Cancro (Carlson, Doll, Stephen, Faris, Tamagawa, Drysdale, & Speca, 2013);
  • Dor Crónica (Reiner, Tibi, & Lipsitz, 2013);
  • Diabetes (Hartmann, Kopf, Kircher, Faude-Lang, Djuric, Augstein, et. al., 2012);
  • Fibromialgia (Schmidt, Grossman, Schwarzer, Jena, Naumann, & Walach, 2011);
  • Desordens Gastrointestinais (Zernicke, Campbell, Blustein, Fung, Johnson, Bacon, & Carlson, 2013);
  • Doença Coronária (Sullivan, Wood, Terry, Brantley, Charles, McGee, Johnson, et. al., 2009); – HIV (Duncan, Moskowitz, Neilands, Dilworth, Hecht, & Johnson, 2012);
  • “Ondas de Calor” (Hot Flashes) (Carmody, Crawford, Salmoirago-Blotcher, Leung, Churchill, & Olendzki, 2011);
  • Hipertensão (Hughes, Fresco, Myerscough, van Dulmen, Carlson, & Josephson, 2013);
  • Depressão Major (Chiesa & Serretti, 2011);
  • Desordens de Humor (Hofmann, Sawyer, Witt, & Oh, 2010);
  • Perturbações do Sono (Andersen, Wurtzen, Steding-Jessen, Christensen, Andersen, Flyger, et. al., 2013);
  • Perturbações de Stress (Kearney, McDermott, Malte, Martinez, & Simpson, 2012).

Quanta Prática é Necessária?

Mindfulness é uma abordagem à vida, um estilo de vida e as pessoas são encorajadas a encontrar a sua própria prática. É uma prática altamente experiencial e, portanto, envolvendo as práticas de atenção plena formais é talvez o componente mais importante do curso. Encorajamos todos os participantes a usarem algumas semanas como um campo de testes para a prática da atenção plena. Desta forma, serão capazes de experienciarem os benefícios que podem surgir do curso que realizaram. Depois das sessões, os participantes são estimulados a continuar com a sua prática de Mindfulness, à medida que se encaixa e suporta as suas vidas.

Poderá notar inúmeros benefícios praticando apenas 20 minutos diários.

Mindfulness é um conceito budista?

Mindfulness é um conceito de vida e é encontrado em muitas tradições religiosas, filosóficas e culturais. No entanto, no budismo, Mindfulness é um dos seus conceitos e práticas centrais. Do ponto de vista “ocidental”, é um programa secular que é acessível a todas as pessoas, independentemente da sua religião ou crenças.


Explicações retiradas do site Mindfulness Institute – Sociedade Portuguesa de Meditação e Bem-Estar.

Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Rodapé do Site