Submundo dos crimes virtuais: dados pessoais, cartões de créditos e senhas

Cada vez mais os hábitos das pessoas estão sendo modificados. Em uma pesquisa recente, 89% das pessoas realizaram compras pela Internet nos últimos 12 meses. Comprar na Internet pode ser rápido, cômodo, prático e seguro – desde que as pessoas tenham mais consciência e malícia quando está online, pois o submundo dos crimes virtuais é vasto.

Aqui mesmo no site já abordamos em alguns posts situações em que dados podem e são expostos na Internet.

Aproveitando este assunto, confira a reportagem Bandidos roubam dados de cartões de crédito e senhas e fazem compras, exibida no programa “Fantástico”, da Rede Globo, no último dia 10/12/2017.

A matéria aborda o submundo dos crimes virtuais, mostrando como os criminosos conseguem dados sigilosos de milhares de pessoas, incluindo autoridades. Os golpistas também oferecem cartões de crédito e acesso para compras em sites de grandes lojas, sempre em nome de pessoas que não possuem relação com os golpes. Além disso, criminosos também negociam a venda de cédulas falsas com compradores – tudo isso livremente, através da Internet (fóruns, sites, comunicadores instantâneos, etc).

Dicas de segurança nas compras pela Internet

  • Cadastrar em seu banco o serviço de mensagens (SMS/Push/Token/etc) para te avisar sobre movimentações financeiras em sua conta (saques, transferências, pagamentos, etc), compras com cartão de crédito ou débito. Desta forma, caso haja uma movimentação indevida, você poderá acionar imediatamente seu banco.
  • Ativar a autenticação de dois fatores (também chamado de dois passos, ou duas etapas) em todos os serviços possíveis. O site Two Factor Auth oferece uma relação de sites que oferecem o recurso de autenticação de dois fatores, mostrando inclusive como ativar em serviços como Gmail, Yahoo, LinkedIn, Facebook, Dropbox, dentre muitos outros.
  • Sites falsos também podem fazer uso do “cadeado” (https). Ou seja, certificados SSL/TLS podem ser utilizados inclusive por sites de phishing – e essa ação não é nem tão nova assim.
  • Mantenha seu dispositivo sempre atualizado e configurado – isso inclui: antivírus, sistemas operacionais, softwares instalados, navegadores (browsers), firewall, adblock no navegador.
  • Não existe almoço grátis, lembre-se disso. Desconfie de ofertas mirabolantes, com preços abaixo do mercado.
  • Não clique em links que recebe, pois é neste momento que você ser vítima de um golpe. Os golpistas criam sites semelhantes aos originais, por isso prefira sempre acessar diretamente o site legítimo pelo seu navegador, digitando o endereço. E claro, confira na barra de endereços se o nome do site corresponde de fato ao nome da empresa.
  • Cuidado com links patrocinados do Google ou dentro do Facebook, por exemplo. Inúmeros golpes são aplicados utilizando esses artifícios. Novamente a importância do item anterior, de não sair clicando em links, opte por digitar diretamente o endereço da loja no seu navegador.
  • Não faça compras ou acesse sua conta bancária se estiver em uma conexão desconhecida (por exemplo: redes abertas, shoppings, cafés, etc). Lembre-se que alguém pode ter criado a rede aberta de forma proposital, com o intuito de capturar dados que trafegarem por ali.
  • Pesquise bastante sobre a loja antes de efetuar uma compra. Existem empresas conceituadas no mercado, como Submarino, Americanas, Extra, Ponto Frio, Magazine Luíza, Ricardo Eletro, FNAC, Saraiva, dentre outras. Não confie nas lojas listadas no “Google Shopping”, por ali podem existir empresas falsas. Mais uma vez: desconfie de ofertas tentadoras de lojas desconhecidas, pesquise bastante antes, inclusive, verificando se a referida está listada na lista de sites não recomendados pelo Procon de SP.
  • Existem algumas soluções tecnológicas que podem ajudá-lo a evitar cair em crimes virtuais, como golpes de phishing (páginas falsas). O próprio Google Chrome costuma avisá-lo, porém, é ideal utilizar uma solução de segurança apropriada. Particularmente, apesar de não ser a única solução, gosto das ferramentas da Kaspersky, especificamente o Kaspersky Internet Security, que agrega tanto os recursos de anti vírus quanto de proteção para sua navegação. Não é exagero instalar em seu smartphone e no seu computador, pelo contrário, recomendo! A licença tem um preço bastante justo.

Outros posts sobre cuidados online e cibercrime

.


.

Imagem destacada deste post: freepik

.


Deixe o seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Rodapé do Site