A metodologia GAIT-R ajuda organizações a minimizar riscos de TI, segurança e violações de dados. Desenvolvida pelo IIA, fornece orientações para avaliar o ambiente de controle de TI de uma organização e identificar possíveis vulnerabilidades.
Categoria: Auditoria
Aprenda sobre auditoria de TI, auditoria de sistemas de informação, auditoria do negócio com TI, controle de acesso lógico, controles gerais de TI (ITGC) etc.
Resultado da pesquisa intitulada Desafios da Profissão - 2022, realizada pela Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa ("AuditoresPLP"). São contribuições às reflexões sobre os desafios e oportunidades das atividades de auditoria nos países de língua portuguesa, contando com o apoio e participação de profissionais de inúmeros países.
Este manual tem como objetivo tratar de como se dará o processo de implantação da política de gerenciamento de riscos e controles internos no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública-MJSP, bem como ser uma peça de facilitação no processo de implantação dessa política, trazendo conceitos, definição de metodologias, exemplificações, formas, modelos, técnicas, sistemas, entre outros.
A auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), ao avaliar a aplicação de controles básicos de segurança, identificou que mais da metade dos órgãos públicos federais no Brasil possuem brechas graves em seus sistemas computacionais e, portanto, expostos a ataques cibernéticos. Confira os detalhes sobre os controles críticos e ausentes.
A Revista da CGU (Controladoria Geral da União / Brasil), com o apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), apresenta chamada de trabalhos para o dossiê especial Auditoria Interna Governamental - Análise, Discussão e Perspectivas no Espaço Lusófono, previsto para publicação em junho de 2023.
Em um ambiente informatizado, constantemente surgem novas causas e fontes de erros, que trazem consigo novos riscos para as companhias. O auditor deve considerar inúmeros fatores de risco e avaliar o impacto global do processamento informático sobre os riscos inerentes. Este tópico faz parte da série Auditoria de TI na Prática.
Uma auditoria contínua avalia continuamente as práticas contábeis e os controles de risco de uma empresa, em comparação com as auditorias internas do período. Tradicionalmente, fraudes e abusos são detectados após o evento e, às vezes, muito depois da possibilidade de recuperação financeira. Ao monitorar as transações continuamente, as organizações podem reduzir a perda financeira desses riscos.